skip to Main Content
Episódio #15: Dani Camarinha Entrevista Dr. Eduardo Cordioli, Com O Tema: “Inovação E Marketing: Comprometimento Com A Evolução Da Saúde”

Episódio #15: Dani Camarinha entrevista Dr. Eduardo Cordioli, com o tema: “Inovação e marketing: comprometimento com a evolução da saúde”

Olá, gestores e ouvintes. Eu sou a Daniela Camarinha e desejo as boas-vindas ao nosso canal Dani Talks.

Com o tema “Inovação e marketing: comprometimento com a evolução da saúde”, o Episódio #15 do Dani Talks recebeu como convidado o Dr. Eduardo Cordioli, médico formado pela Universidade Federal de São Paulo e completou sua formação com residência médica em Ginecologia e Obstetrícia e Mestrado em Ciências na mesma instituição, onde até hoje é Doutorando pela FICSAE. Esteve por 20 anos no Hospital Israelita Albert Einstein e, após formação em administração de saúde com MBA Executivo e Gestão da Inovação, em 2007 iniciou como Coordenador Médico no Departamento de Obstetrícia. Em 2013 começou como Gerente Médico de Unidades Avançadas e em 2016 assumiu a Gerência Médica do Departamento de Telemedicina. Foi um dos fundadores e primeiro Presidente da Saúde Digital Brasil, e também criou e coordenou o Curso Certificate em Transformação Digital do Hospital Israelita Albert Einstein. Em 2021 assumiu como Diretor Médico Corporativo de Obstetrícia da HAPVIDA e hoje é Head de Inovação da Docway e Diretor Médico de Obstetrícia do Grupo Santa Joana.

Em uma maneira de ver as circunstâncias com um olhar de gestor, Dr. Eduardo diz que “O bom medico é não deixar o problema acontecer”, como uma forma de se antecipar aos acontecimentos.

Ele diz que ser “apaixonado pelo que faz, pelas pessoas e apaixonado em tentar fazer melhor pelas pessoas é o que traz para nós a motivação em acordar cedo e dormir tarde”.

Em outro momento, o Dr. Cordioli, elucubrando sobre a medicina e sua evolução, fala que a figura do Xamã sempre esteve presente na história da humanidade, mas a medicina tem uma história evolutiva recente. A descoberta do antibiótico, pós 2a guerra, nos traz uma informação clara de que, de lá pra cá, já vimos muita coisa acontecer em tão pouco tempo. Principalmente a medicina científica, que perdeu um pouco da humanização, e que agora tem sido resgatada pelo acolhimento.

Sobre as mudanças que a tecnologia trouxe, Dr. Eduardo chama nossa atenção para os pacientes, que também evoluíram. “Antes importava que o médico fosse diplomado em grandes universidades, o que se perdeu hoje em dia. O que encanta o paciente hoje, o que traz ele pra perto e o que faz ele ficar, é a experiência que ele tem. A transformação digital é usar as ferramentas digitais pra melhorar a experiência do paciente em busca à cura” – diz ele.

Outro ponto que o Dr. Cordioli trouxe foi a revolução que a telemedicina causou durante a pandemia, sendo muito bem aceita pelo paciente. E ainda complementa que “o bom médico é aquele que extrai a melhor história do paciente, o mais comunicativo, que desenha uma história de confiança. Quem sente a dor do paciente o médico que está na linha de frente, é quem coloca a alma no dia a dia”.

Dr. Eduardo cita a frase do renomado Dr. Claudio Lottenberg, que diz “A Saúde não tem preço, mas tem custo”, lembrando que para você conseguir dar acesso à saúde você precisa tornar a linhas e cuidado o mais sustentável possível, pois se não fizermos a jornada do paciente eliminando desperdício, quem vai pagar essa conta é a própria pessoa que está consumindo esse serviço ou o próprio Estado que provê, ou quem paga o importo. Agora se conseguimos fazer escolhas mais sustentáveis e entregar aquele mesmo resultado que sonhamos entregar, nos damos acesso, e saúde começa pelo acesso. E o mesmo Dr. Claudio dizia que “Economia é a ciência de equilibrar desejos infinitos com recursos finito”, ilustrando que é preciso fazer muito com o pouco que temos.

Inovação de verdade é tornar o mais complexo o mais simples possível. A jornada de saúde é algo muito complexo, mas quando você consegue simplificar você provoca a real transformação.

E a vida traz essa simplicidade. O Dr. Eduardo comenta sua paixão pela cozinha, que ama fazer pratos sofisticados, mas que, para agradar sua filha, um simples macarrão alho e óleo “com quase nada de manteiga” é o que ela mais gosta.

Dica de Livro 📚 do convidado: “A viagem de Teo” e “Qual é a tua obra?”

Ficou curioso em ouvir o delicioso bate-papo entre Dani Camarinha e o Dr. Eduardo Cordioli? Ouça na íntegra agora clicando aqui!

Você nos encontra nos seguintes canais: 

Daniela Camarinha: https://linktr.ee/danicamarinha

Dr. Eduardo Cordioli: https://www.linkedin.com/in/eduardo-cordioli/

Close search
Carrinho
Back To Top
× Fale no WhatsApp!