skip to Main Content

Episódio 41: Com Heloísa Camarinha – A importância da alimentação saudável para a saúde da mulher

Este episódio é marcado por uma convidada mais que especial, minha irmã Heloísa Camarinha! Que é nutricionista com especializações em nutrição clínica em consultório, oncologia e suplementação nutricional. A palestrante fala sobre sua paixão pela nutrição desde a adolescência, quando se interessou por alimentação saudável. Ela conta que, durante a faculdade de nutrição, se apaixonou pela área de oncologia e desenvolveu um trabalho de acolhimento e humanização com pacientes oncológicos.

A convidada então fala sobre a transição de sua carreira para a nutrição clínica em consultório, que trabalha com pessoas saudáveis para prevenir doenças. Ela afirma que o trabalho na área clínica é mais desafiador, pois é preciso motivar os pacientes a mudarem seus hábitos alimentares.

Heloisa discorre sobre a importância da nutrição para a vitalidade e o equilíbrio, tanto para executivos quanto para mulheres na menopausa, dizendo que a menopausa é uma fase natural da vida da mulher, mas que pode trazer alguns sintomas desagradáveis, como fogachos, insônia, ganho de peso e alterações na pele. Ela afirma que uma boa alimentação pode ajudar a melhorar o desempenho profissional, a qualidade de vida e a saúde em geral.

Outro tema abordado foi a importância da terapia de reposição hormonal (TRH) para melhorar os sintomas da menopausa. Afirmando que a TRH pode ser uma opção segura e eficaz para muitas mulheres, e que é possível viver essa fase com qualidade de vida e bem-estar, com o apoio da nutrição e da TRH.

Segundo Helô, uma alimentação saudável é essencial para a saúde feminina, pois pode ajudar a prevenir doenças crônicas, como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e câncer. Além disso, uma alimentação saudável pode melhorar o desempenho físico e mental, e aumentar a sensação de bem-estar. No entanto, manter hábitos saudáveis pode ser um desafio, especialmente na menopausa, quando o corpo feminino passa por muitas mudanças. Na menopausa, as mulheres podem enfrentar alterações no metabolismo, que podem levar ao aumento de peso; fadiga e dificuldade de concentração, que podem dificultar a preparação de refeições saudáveis; e alterações nos níveis de hormônios, que podem causar desejo por alimentos calóricos e açucarados.

Também falou sobre alguns mitos e verdades sobre alimentação saudável. Ela destacou que o suco verde não é uma solução milagrosa para a saúde por exemplo, mas pode ser uma boa opção para aumentar a ingestão de nutrientes. Já o jejum intermitente pode ser uma estratégia eficaz para a perda de peso, mas deve ser feito com acompanhamento profissional.

Ao final da entrevista, Helô Camarinho deixou uma mensagem para as mulheres:

“Eu acho que as mulheres se perderam muito nessa questão do feminismo, nessa coisa da gente querer abraçar tudo, figurar segurar todos os pratinhos. A gente se perdeu um pouquinho, então o que eu vejo muito na no consultório são mulheres que não se conhecem, então elas não têm essa percepção de quem são, né? Então, esses pequenos sintomas sutis que que a gente falou lá no começo da menopausa, elas não sabem porque elas não têm mesmo esse autoconhecimento, então é que elas se se cuidem, se olhem.”

Confira esta entrevista super especial na integra, nas principais plataformas!

Youtube:@YouCare
Spotify: Dani Talk’s⁠ ⁠

Google Podcasts: DaniTalks

Para acessar o resumo desse episódio e principais comentários e links ⁠clique aqui⁠

Para saber mais sobre como participar ou patrocinar, ⁠clique aqui⁠

Assine a newsletter Radar Saúde News, e fique por dentro das novidades do mundo do marketing e da saúde ⁠clicando aqui!⁠ E acompanhe todas as novidades e outros conteúdos pelas minhas redes! ⁠Instagram:@danicamarinha⁠   ⁠Likedin:Daniela Camarinha⁠

Encontre Heloisa pelo instagram:

Instagram: @helocamarinha.nutri

Close search
Carrinho
Back To Top
× Fale no WhatsApp!