skip to Main Content

Dani Talk’s #31 – Entrevista com Romeo Busarello

No Episódio 31 do Dani Talks o bate-papo foi com o ilustríssimo Mestre Romeo Busarello, que possui uma longa experiência como professor (25 anos) em cursos de MBA, Pós Graduação e Educação Continuada, nas melhores escolas de negócios do Brasil, tendo sido professor da ESPM, INSPER e FIA. Atualmente é sócio e professor da Startse. Além disso, é mentor, investidor e conselheiro. E nos últimos 10 anos ministrou mais de 700 palestras em seminários, congressos e empresas nacionais e multinacionais.

Busarello nos conta sua vivência em importantes empresas, como a Tecnisa, destacando que as mudanças no mercado de trabalho na área de Marketing têm sido constantes e dinâmicas, visto que é uma das poucas profissões que sofre com a aceleração digital.

Para ele, o maior patrimônio que um bom professor carrega consigo é manter bom relacionamento com seus alunos, mesmo após o fim do curso. E Dani cita uma frase que a marcou muito, quando foi sua aluna: uma mente expandida nunca retorna ao seu tamanho original, fazendo alusão ao conhecimento adquirido.

Busarello comenta que, para se manter atualizado, está sempre se conectando com muitas pessoas, além de ler muito, trocar experiências, artigos, vídeos, podcasts e, até mesmo, grupos de whatsapp. Lembrando que hoje “empresas viraram escolas e escolas, empresas”. Ressalta que é importante ter MBAs, mas cursos rápidos e frequentes são importantes para se manter atualizado ou mesmo buscando novos recomeços. “A educação é a nova aposentadoria. É importante desenvolver outras habilidades, para não ser uma pessoa que só sabe realizar uma única coisa”, diz Romeo.

Existe muito preconceito hoje em dia para se recolocar no mercado de trabalho, mas o preconceito cronológico e de fenótipo faz com que não só a idade conte, como a aparência também tem pesado bastante. Além disso, existe ainda um grande preconceito com mulheres à frente de grandes empresas. A pauta é positiva e muito debatida, mas ainda está aquém do que realmente deveria ser, comenta Dani.

Dani ressalta que nosso maior bem é o conhecimento, porém a falta de atualização nos torna “antigos” e Busarello ressalta que mesmo com muita experiência está em constante crescimento, buscando novos insights, se atualizando em cursos, em trocas com demais profissionais. E ainda ressalta que seu maior patrimônio “é sua rica rede de relacionamentos, construída ao longo da vida”.

Com a frase “Quem não planeja tem destino, mas quem planeja tem futuro”, Romeu aconselha que é preciso cuidar não só da carreira, mas de sua saúde, da sua rede de relacionamentos, de seu desenvolvimento em outras habilidades, do seu capital intelectual e de suas finanças, para que não tenha que se submeter eternamente às ordens, pois há uma idade em que não se aceita mais aqueles chefes que só mandam, mas deseja-se ser guiado, como a nova geração que está entrando no mercado atualmente.

Dani faz uma provocação a Busarello perguntando se hoje ele fosse capa de uma revista, qual seria o título? E Romeo diz: “Nunca dê seu sangue para as empresas,, dê apenas seu suor”.

Esse bate-papo continua de forma leve e muito enriquecedora em nosso canal de podcast. Acesse agora e ouça!

Você encontra Busarello no LinkedIn: www.linkedin.com/in/busarello/

Link do episódio:

Close search
Carrinho
Back To Top
× Fale no WhatsApp!