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Sexto Episódio Café com Conteúdo – “Faça suas Malas” – Jornada Digital, com Márcio Ciamponi.

No último episódio do “Café com Conteúdo”, do mês de julho, convidamos nosso parceiro Márcio Ciamponi, CMO na Lions Marketing Digital, para uma conversa sobre o tema “ENTREGA DE VALOR” – “JORNADA DIGITAL”.

O marketing digital, trouxe consigo a possibilidade e a facilidade de monitoramentos sobre os resultados, as ações, assim como o real engajamento do cliente final. Tudo isso de uma maneira que antigamente não era possível.

Márcio, foi gestor de uma Clínica Oftalmológica por quase 20 anos, especialidade onde a recorrência é a base do negócio. Sua maior dor, naquela época, era garantir com que os pacientes frequentassem a clínica na periodicidade devida para o tratamento e conta que usavam uma planilha excel, onde tinham que “alimentar” paciente por paciente, data por data, para que tivessem uma projeção referente aos tratamentos específicos. Tratamentos diferentes, exigiam periodicidades diferentes.

Em 2013, Márcio conheceu a plataforma RD Station que tinha como proposta o Inbound Marketing uma estratégia que ajudaria e solucionaria as dores de Márcio, e acabou se tornando parceiro do RD em 2014.

A validação da base de dados é essencial para uma boa estratégia de marketing digital, um bom acompanhamento das ações, traz uma assertividade maior quando se trata de alcance e de resultados. A pandemia evidenciou essa necessidade. Quem não tinha a sua base atualizada, amargou o distanciamento dos seus clientes.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrará em vigor a partir de janeiro de 2021, pode ser um agravante para aqueles que não tem cuidado com seu “Mailling”. Uma vez, que todos os contatos deverão estar de acordo com a utilização de seus dados para quaisquer ações, assim como as empresas terão que garantir a origem dos contatos.

Uma pergunta muito recorrente quando tratamos de estratégias digitais é; “Em quais plataformas devo estar”?

Para respondermos essa questão precisamos entender e saber quem é o público alvo. Exemplo: Se o seu foco é B2B, esteja no Linkedin. Se seu foco é o cliente final, esteja no Instagram, no Facebook.

“Ter assertividade numa ação de marketing digital, é alcançar o máximo de pessoal possível gastando menos”.

Quando falamos sobre budget, é muito importante alinharmos as expectativas da verba investida x o alcance que aquela verba irá proporcionar.

Quando tratamos de Jornada do Cliente, principalmente a digital, devemos deixar claro que existem etapas para que o sucesso seja alcançado dentro das mídias sociais, como;

  1. Etapa – Aprendizado e Descoberta – Etapa na qual o paciente é totalmente leigo, ou seja, precisamos ensina-lo e informa-lo corretamente sobre o produto e serviço. Respondendo perguntas, como; “Para que serve? Qual sua vida útil?”.
  2. Etapa – Reconhecimento do Problema – Etapa na qual o paciente reconhece e pensa sobre o problema que ele tem, sobre a “dor” sofrida por ele.
  3. Etapa – Considerar a Solução – Etapa na qual o paciente está preparado para ouvir sobre a solução ofertada e sanar todas as dúvidas referente à solução.
  4. Etapa – Decisão de Compra – Etapa na qual o cliente decide comprar e está preparado para falar sobre preço, formas de pagamento.

Márcio enfatiza que dentro da área da saúde a estratégia “omnichannel” será imprescindível no pós-pandemia, uma vez que o On-line e o Off-line andam juntos e principalmente pelo fato da pandemia mudar a forma na qual nos relacionamos. Agora o cliente pode escolher fazer uma teleconsulta ou ir até o consultório, “forçando” as empresas a se prepararem para essas escolhas.

No que se refere aos e-mails marketing, Márcio deixa claro para obtermos bons resultados com a nossa base de leads devemos:

  • Ter um alcance de 95% da nossa base.
  • Ter uma taxa baixíssima de bounces (e-mails não entregues).
  • Devemos prestar muita atenção na taxa de abertura, trabalhando sempre a qualidade dos conteúdos (texto, título e assunto). Girando em torno de 15%
  • A taxa do CTA deve girar em torno de 3%. (cliques)

O que ela carrega na sua bagagem? Seus valores, amigos e muito espaço, para absorver conteúdo.

Confira o bate papo do Café com Conteúdo, dessa semana na integra em nosso IGTV no Instagram da @youcarebrasil – https://www.instagram.com/p/CDKZJvxHaK2/

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