Quinto Episódio Café com Conteúdo – “Faça suas Malas” – Experiência conta, com Elis Forgerini
No quinto episódio do “Café com Conteúdo”, convidamos Elis Forgerini, Especialista em Marketing Digital, Performance, Branding, Mídias Sociais, Influenciadores, CRM, Gestão de Crise, B2B e B2C, para uma conversa sobre o tema “MICROMOMENTOS” – “EXPERIÊNCIA CONTA”.
Elis, formada em Jornalismo, ingressou no mercado de Comunicação e Marketing através do trabalho como Relações Públicas, onde trabalhava diretamente com a imprensa. Muito inquieta e por achar que sempre estava perdendo algo, Elis decidiu buscar novos conhecimentos e acabou se “apaixonando” pelo Marketing Digital.
O marketing, apesar de possuir muitas metodologias não é uma ciência exata. Isso sempre deixou alguns pensamentos e questionamentos na cabeça de quem estava e está à frente dessa área.
“Como calcularemos o resultado dessa ação”?
Um grande aliado na resposta desse questionamento foi o marketing digital, que nos permite medir absolutamente tudo, além de tornar as estratégias mais assertivas e permitir a realização de testes, mostrando a importância do desenvolvimento analítico para os profissionais de marketing.
“As marcas precisam ir até as pessoas e elas é quem decidem, por que momento, por qual canal e por qual jornada”!
A pandemia trouxe algumas verdades para todos os segmentos, evidenciou a importância de boas estratégias de marketing e comunicação, assim como a importância de uma boa estrutura para todas as áreas.
Falou um pouco sobre empresas que não acreditaram inicialmente no digital, deixando-o no final da fila de suas prioridades.
Elis, conta que, na sua passagem pelo Hospital Einstein em 2012, viu crescer os investimentos voltados para a cultura da “Experiência do Paciente” implantando uma filosofia “Plantree”, que já apontava para importância do Marketing 360. Afirma que lá foi seu grande “Laboratório” sobre o assunto.
Nos contou sobre uma importante inciativa da época, de criar uma identificação para os carros de pacientes oncológicos, dando prioridade ao atendimento desses pacientes no estacionamento.
“Você tem que estar onde estão as pessoas. Você tem que falar com as pessoas, tem que fazer pesquisa”, afirma Elis sobre os profissionais de marketing.
Na sua passagem, pela CORA, um novo conceito de residencial sênior, onde idoso vive em um ambiente pensado e planejado para proporcionar bem-estar, segurança e conforto, Elis cuidava da Experiência 360, através do Marketing e do Comercial, onde foi possível mapear os micromomentos, levando em consideração os idosos, as experiências e as opiniões dos deles. Afirma que aprendeu muito e mudou a maneira como enxergava o envelhecimento.
Ressalta ainda que, no Brasil apesar das grandes oportunidades que temos, ainda existe pouco ou quase nenhum foco e cuidado ao falarmos do mercado Sênior, uma vez que nossa cultura os trata como “Descartáveis”.
Quando falamos de micromomentos, devemos pensar em tudo e entender como eles impactam na experiência, desde o entendimento de quem é o público, como transmitir a mensagem, as experiências de compra, a criação dos layouts dos produtos e etc.
“Devemos colocar o paciente, o cliente, no centro de nossas estratégias”.
Durante essa pandemia, Elis desenvolveu um trabalho de mentoria com os alunos de marketing digital da USP. Os encontros ocorrem toda sexta-feira as 19hrs e Elis afirma “Eu desligo assim, plena”.
O que ela carrega na sua bagagem? Seu Kindle.
Confira o bate papo do Café com Conteúdo, dessa semana na integra em nosso IGTV no Instagram da @youcarebrasil – https://www.instagram.com/p/CC4XvLGnrXF/