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You Care apresenta trabalho inédito sobre Engajamento Médico durante o Empathy and Innovation Summit

 
Considerado o maior evento do mundo sobre experiência do paciente, o Empathy and Innovation Summit(Empatia e inovação), organizado pela Cleveland Clinic, aconteceu nos dias 17 a 20 de maio, no Centro de Convenção de Cleveland, Ohio.
Estiveram presentes cerca de 3.500 participantes dos Estados Unidos e outros internacionais como Japão, Turquia, Inglaterra e, para representar o Brasil, Daniela Camarinha, sócia diretora da You Care, empresa de marketing estratégico e acesso ao mercado de saúde, foi a única da América Latina que teve seu trabalho aprovado para exposição cujo tema central foi ‘A utilização de uma ferramenta online para engajamento do médico’.
Durante a conferência, dedicada a melhorar a experiência do paciente nas organizações de saúde sob o ponto de vista da empatia e inovação, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir e debater como a experiência acontece, a importância da comunicação nesse contexto e a necessidade de ser ter um engajamento médico antes de qualquer iniciativa.
O único trabalho da América Latina, aprovado e apresentado, foi liderado por Daniela Camarinha e mostrou a experiência no Brasil em aplicar uma ferramenta capaz de engajar por um período relativamente curto, 2600 médicos de uma importante operadora de saúde. O objetivo do trabalho foi compreender como o engajamento acontece para que novas iniciativas com foco na melhoria da experiência sejam desenvolvidas.
Segundo a executiva, o uso da tecnologia, através de uma plataforma online, no envolvimento do profissional da saúde quando é utilizada de forma correta apresenta resultados positivos. Sua apresentação demonstrou o resultado do uso da ferramenta online, capaz de agilizar o processo de comunicação entre médicos e planos de saúde, considerado um desafio em função do grande número de prestadores de serviços e a dificuldade de se manter uma comunicação fluente e frequente. Mais do que isso, engajar o médico em assuntos de interesse comum e entender a partir desse processo os passos levados em consideração para que o engajamento aconteça.
Camarinha participou também de outros painéis que ressaltaram a importância do relacionamento entre médico e paciente, além de trazerem à tona a necessidade de humanizar as relações interpessoais. Entre as apresentações que a executiva destacou foram o Painel de CEO – o paciente busca um profissional receptivo, atencioso e que demonstre interesse em ajudá-lo nesta nova era de humanização de procedimentos. “Nós não estamos preparando os pacientes para a morte, mas para o resto de suas vidas”, dita pelo médico Tim Stover, um tema de extrema importância visto que ainda temos muito a melhorar no sentido de dar continuidade ao relacionamento após a alta.
A sessão ‘O papel da empatia na estratégia’ mostrou que hoje para uma empresa alcançar o sucesso e manter-se no mercado de saúde precisa entender o cliente e compreender suas necessidades. “O objetivo global das empresas de saúde deve ser melhorar o valor para os pacientes”, por Thomas Lee, MD. Discussão que faz parte dos estudos desenvolvidos pela Camarinha que reforça que quando um cliente diz que o produto ou serviço é caro, muitas vezes é por que não percebeu valor no serviço prestado.
Outra apresentação que mereceu destaque foi ‘A História de um paciente’, onde Dana Marshall compartilhou a experiência de tratar-se da Doença de Crohn em conjunto com seu médico, o Dr. Feza Remzi. A exposição trouxe a tona a dificuldade encontrada pela paciente antes de conhecer o Dr. Remzi, o qual sempre demonstrou empatia e atenção e disposição em ajudá-la a combater sua doença.  O médico, ao final, declarou que não podemos ter medo de tocar as pessoas e que os pacientes têm que saber que você é humano em primeiro lugar e, em seguida, médico. ”Desta forma trazemos a ideia de que médicos não precisam e não devem esconder seus sentimentos e ignorá-los no momento de tomar decisões junto aos seus pacientes”.
Para Camarinha, a oportunidade de participar deste evento, considerado o maior mundialmente sobre o tema, foi de suma importância para demonstrar o quanto o Brasil vem adotando boas práticas nesse caminho. Inclusive, sua empresa, a You Care, foi concebida para tornar tangível o valor para o paciente através da co criação de valor entre os stakeholders do setor.
 
Fonte: Portal Hospitais Brasil
 

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