Um tratado de gestão ao universo de laboratórios clínicos
A experiência de três décadas à frente de laboratórios de análises clínicas de Humberto Façanha da Costa Filho foi ideal para esse momento atual dos laboratórios clínicos, em que a crescente exigência por modelos de gestão é real e faz-se cada vez mais necessária. Da conjunção dessa expertise com a necessidade latente do mercado surgiu o “Tratado de Gestão Aplicada a Laboratórios e Análises Clínicas”, obra que reúne todas as características para se tornar o livro de cabeceira dos gestores de laboratórios.
O livro traz de forma sintética a teoria da gestão geral de administração, aplicada ao laboratório clínico. Exemplos práticos da realidade dos laboratórios, oriundos de toda a experiência vivida pelo próprio laboratório do autor, de forma aberta e sincera, também são abordados, apresentando inclusive todos os instrumentos de gestão aplicados na prática, desde planejamentos estratégicos e manuais de qualidade e biossegurança, a códigos de ética. “Acredito que a divisão de conhecimento na realidade é a multiplicação de coisas boas para a sociedade como um todo. Todos ganham”, colocou o executivo em entrevista ao Portal LabNetwork, durante o lançamento do livro, que aconteceu na 41a edição do Congresso Brasileiro de Análises Clínicas, em Porto Alegre.
Otimizando a gestão
Com uma teoria simplificada e questões práticas realmente voltadas ao dia a dia dos laboratórios, o autor acredita que a publicação oferece os subsídios necessários para quem milita na área de análises clínicas, mas tem tempo reduzido para tratar da gestão, considerando também que a formação da maioria dos profissionais é na área técnica e estão todos envolvidos em suas rotinas. “O livro é um marco na história da gestão aplicada a laboratórios clínicos”, define Façanha, com satisfação pela conclusão de sua obra.
Daniela Camarinha escreve a “orelha” do livro
Humberto Façanha convidou a diretora da You Care, Daniela Camarinha, para escrever a orelha do livro, o que muito nos honrou pela importância da publicação no universo do setor de saúde e pelo carinho e amizade de longa data que temos pelo autor.
“O autor trata com maestria um tema relativamente técnico e amplo tornando acessível às empresas do segmento da saúde que hoje estão ainda mais preocupadas com o desempenho financeiro e de entrega de serviços aos clientes. Este livro provoca, inspira e retrata conceitos provenientes de muita pesquisa e aplicação prática junto a organizações por todo o território nacional. E, para a maioria das pessoas que compartilha de um dia a dia atribulado, o autor consegue disponibilizar seu conhecimento de forma prática, objetiva e realmente eficaz.
Posso dizer que os ensinamentos contidos aqui trouxeram um novo olhar à gestão da minha empresa por oferecer um passaporte de conhecimento com valor inestimável através de uma linguagem simples e direta de tal forma que me senti fazendo parte de um pouco dessa experiência. Um guia didático fundamental aos gestores das empresas que poderão direcionar melhor suas equipes e então se concentrar na perenidade de suas empresas.” Daniela Camarinha.
Confira as palavras do autor sobre o livro
“Os gestores dos laboratórios clínicos enfrentam atualmente, com toda a certeza, desafios titânicos na luta pela sobrevivência destas organizações. Nunca na história das análises clínicas, os tempos foram tão difíceis. Hoje é imperiosa a necessidade de uma gestão profissional, não existe alternativa!
Normalmente os empreendedores da área estruturam os seus negócios utilizando as formações acadêmicas essencialmente centradas nas técnicas médicas, fato que lhes deixa em desvantagem inicial no tocante à gestão dos negócios.
Um laboratório clínico sempre será uma alternativa de investimento, portanto, é justo esperar um adequado retorno financeiro para os seus investidores.
Este retorno depende diretamente da competitividade e acontece depois do espírito empreendedor. Depende das decisões corretas presentes na rotina diária destas empresas.
Cabe aos gestores a grande e permanente responsabilidade de tomar as decisões pertinentes a cada situação desafiadora.
Estas decisões devem ser baseadas em fatos, dados e informações fidedignas, não somente na intuição. Este é o propósito do Tratado de Gestão Aplicada a Laboratórios Clínicos: propor uma solução prática, fundamentada em exemplos reais advindos da rotina do dia a dia destas organizações, para os gestores cuja formação não é administração.
Não basta dizer o que fazer, esta é a parte fácil, mas mostrar como fazer. Esta é a parte honesta, difícil de ser encontrada em livros teóricos sobre gestão, até pela complexidade de divulgar situações particulares.
Fizemos o possível para socializarmos tudo que conhecíamos sobre gestão de laboratórios clínicos, pois acreditamos firmemente que a divisão do conhecimento é na verdade, a multiplicação das oportunidades para todos, resultando em uma sociedade mais justa e um País melhor”.
Quem são
Humberto Façanha da Costa Filho – Autor Nasceu em Santiago/RS. Atualmente é diretor da Unidos Consultoria e Treinamento e professor da Pós-Graduação em Análises Clínicas do curso de Biomedicina – Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA). Professor do Centro de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas – CPG/SBAC. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Engenheiro Eletricista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Engenharia de Análise e Planejamento de Operação de Sistemas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/ELETROBRAS), formação em gestão da qualidade e Auditor Líder em ISO 9000.
Rosa Mayr Prestes da Costa – Coautora Nasceu em Santiago/RS. Atualmente é sócia da Unidos Consultoria e Treinamento e diretora do Laboratório Unidos/PF. Farmacêutica e Bioquímica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Paulo Vinício Estivalett Prestes – Coautor Nasceu em Santiago/RS. Atualmente é Consultor da Unidos Consultoria e Treinamento. Formado em Gestão Financeira pela Universidade Anhanguera Passo Fundo.
Vanesa da Costa – Coautora Nasceu em Passo Fundo/RS. Atualmente é Consultora da Unidos Consultoria e Treinamento e Supervisora Técnica do Setor de Hematologia do Laboratório Unidos/PF. Formada em Biologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF).
Para adquirir a obra envie um e-mail para humberto@unidosconsultoria.com.br
Um tratado de gestão ao universo de laboratórios clínicos
Fonte: http://www.labnetwork.com.br/