skip to Main Content

Segundo Episódio – Café com Conteúdo de Agosto – “Saúde e Felicidade” – Felicidade como a chave para um coração saudável, com Daniel Magnoni

No segundo episódio do “Café com Conteúdo” recebemos o Nutrólogo, Médico Nutrólogo, Chefe do Setor de Nutrologia do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Presidente do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN) e Coordenador da Área de Nutrição da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Dr. Daniel Magnoni.

O tema principal da conversa foi “Felicidade como a chave para um coração saudável”.

Recentemente o Dr. Daniel lançou o livro “Pandemia” no qual entrevistou 60 profissionais da Saúde, desde os que estão na linha de frente no combate à COVID-19 quanto CEO´s de hospitais, da indústria farmacêutica, clínicas e laboratório, bem no começo da Pandemia. Traz também 180 textos divididos em 4 áreas, que são: Imunidade, Esporte, Gastronomia e Nutrição.

Daniel afirma que a cardiologia é mais relacionamento do que ciência, enfatizando a importância de uma boa conversa com os pacientes para o melhor diagnóstico e aprendizado constante.

O atendimento à distância é algo que o Dr. Daniel acha “horrível”, uma vez que, fatores como a falta de contato, a desconfiança, o medo e a pressa gerados pela pandemia, dificultam essa aproximação entre o médico e o paciente.

Esses são fatores que antigamente, agregavam não só para o diagnóstico, mas para o aprendizado e a troca de conhecimento.

Dr. Daniel aponta ainda, os pontos positivos da telemedicina, como a praticidade das conversas, a acessibilidade aos pacientes e familiares, a polpação do tempo de deslocamento.

Nosso convidado diz que a felicidade é essencial para uma boa saúde, assim como um bom relacionamento consigo mesmo.

Afirma que a infelicidade faz parte de momentos da nossa vida que ajudam a desencadear doenças. E que resolver essa infelicidade, apesar de seu um processo não muito fácil, pode ser a solução e um grande facilitador para a melhoria.
Cita o Dr. Adib Jatene “O que mata não é o trabalho, é raiva”, ressaltando a importância da felicidade para com a nossa saúde.

Dr. Daniel destaca: “Existem alimentos que nos dão prazer, mas não existem alimentos que nos façam mais felizes”.
Conta que no começo da quarentena ao assistir uma live organizada por Nutricionistas passou por uma situação engraçada, uma vez que rebatia os comentários e falas dos hosts os quais faziam certas afirmações referentes à alimentação e felicidade, mas sem comprovação científica, isso tudo sem saber que os telespectadores também viam suas mensagens.

Daniela Camarinha pergunta ao Doutor: “Como a gente cuida do coração?”

Dr. Daniel responde com as seguintes dicas:
1 – Não alimente a sua raiva.
2 – Prátique de atividades físicas (30 minutos de atividade, 5 vezes na semana)
3 –Reduza o sal, a gordura saturada (gordura animal) e o açúcar.

Traz também um alerta e uma preocupação em relação aos jovens, que por muitas vezes começam a fumar muito cedo. Assim como a insônia, problema muito frequente e que deve ser alvo de atenção, uma vez que um insone é mais estressado, possui mais hipertensão, e possibilidade de infecções.

Destacando a importância do repouso e da qualidade do sono, recomenda evitar a ingestão de alimentos gordurosos, gaseificados, assim como os que contém cafeína durante a noite. Muito cuidado com os indutores do sono, ansiolíticos, a televisão no quarto e o celular.

Confira o bate papo do Café com Conteúdo, dessa semana na integra em nosso IGTV no Instagram da @youcarebrasil – https://bit.ly/2CtgKx0

Close search
Carrinho
Back To Top
× Fale no WhatsApp!