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Segundo dia do Congresso Empathy and Innovation Summit (empatia e inovação)

Daniela Camarinha, sócia diretora da You Care, participa do Congresso Empathy and Innovation Summit (empatia e inovação). Na última segunda-feira (18), ela participou de alguns painéis e compartilhou conosco quais foram os principais pontos de aprendizado, insights e inspirações de cada um deles.
 
 

  • Painel de CEO

 
Neste painel a empatia com o paciente foi muito ressaltada, é importante lembrar sempre que o ser humano precisa de comunicação em suas relações interpessoais. A saúde entra na era da humanização de procedimentos.  Hoje ao chegar no hospital necessitando de atendimento a pessoa busca um médico receptivo e atencioso, que demonstre estar interessado em ajudá-lo para que fique melhor. Pode-se dizer que a frase “Nós não estamos preparando os pacientes para a morte, mas para o resto de suas vidas”, dita pelo médico Tim Stover, durante a palestra enuncia bem o que os médicos necessitam ter em mente na hora de lidar com os pacientes e familiares nesta nova era.
 
 

  • Sessão – O papel da empatia na estratégia

Neste painel foi ressaltado como é importante entender o cliente, para que sua empresa tenha chances de prosperar, como ressaltado por Thomas Lee, chefe de medicina do Press Ganey, hoje para se ter sucesso e manter-se no mercado da saúde é necessário encontrar e compreender as necessidades dos pacientes.
“O objetivo global das empresas de saúde deve ser melhorar o valor para os pacientes”, por Thomas Lee, MD
 

  • Empatia? Quem se importa quando eu tenho somente 10 minutos para ver meu paciente?

 Conforme ressaltado pelo PhD Richard Frankel hoje o médico não pode seguir o tradicional pensamento de que seus sentimentos o fariam tomar decisões incorretas, afinal existem estudos sobre a empatia que comprovam que ela propicia uma melhor experiência, não apenas para o paciente como também para o cuidador.
 
 

  • A história de uma paciente

 
Dana Marshall compartilhou a experiência de tratar-se da Doença de Crohn, ter um médico que demonstrou empatia e atenção ao seu problema, conforme ela ressaltou, ao consultar-se com o Dr. Feza Remzi sentiu que o médico estava disposto a ajudá-la a combater a doença. Ainda nesta palestra o Dr. Remzi declarou “Você não pode ter medo de tocar as pessoas. Os pacientes têm de saber que você é humano em primeiro lugar, em seguida, médico.” trazendo novamente a ideia de que médicos não precisam e não devem esconder seus sentimentos e ignorá-los no momento de tomar decisões junto aos seus pacientes.
 

  • Quem está cuidando das expectativas dos seus pacientes?

A pessoa é completamente exposta a todos os tipos de tecnologia para facilitar seu o dia-a-dia, por tanto ao visitar um médico esperam inovações que façam o mesmo no setor de saúde, conforme explicitado pelo Dr. Oliver Kharraz, é necessário seguir a trajetória de sucesso de outras indústrias que investiram sem medo na modernização e experimentaram o quanto a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento empresarial, visando sempre ultrapassar às expectativas do paciente.
 
 

  •  Conexões mente e corpo: O Impacto na Saúde e na Cura

Eileen Rockfeller demonstrou a importância de práticas complementares, e empatia com o paciente, para que ele alcance a melhora total de seu corpo e mente, pois enquanto sentir-se mal emocionalmente haverá atraso no tratamento de suas doenças físicas.

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