skip to Main Content

Dani Talks – Episódio#02 com Dr. Nairo Sumita

“É com um imenso prazer que hoje eu trago um convidado especial para a série de entrevistas do podcast “Dani Talks”, o Dr. Nairo Sumita”

 

No episódio de hoje, a CEO da You Care Daniela Camarinha conta com a ilustre participação do Dr. Nairo Sumita, especialista em Patologia Clínica, Bioquímica Clínica, Presidente Regional da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial – Regional São Paulo, Capital e Diretor do Serviço de Bioquímica Clínica da Divisão de Laboratório Central no Hospital das Clínicas – FMUSP.

Nesse bate papo eles exploram um pouco sobre a importância da disciplina, da especialidade de patologia clínica, abordam também assuntos relacionados aos laboratórios e sobre o livro que lançaram, certamente assuntos de grande relevância para o nosso público.

Preparados? Estamos no AR!

Princípio 1 – Está relacionado a função do médico patologista clínico.

Trazendo um pouco da definição, especialização, proposito, função e importância do médico patologista clínico.

O Dr. Nairo explica que através da realização de exames laboratoriais, a Patologia Clínica/Medicina Laboratorial fornece informações ao médico, de modo a lhe proporcionar os meios necessários para atuar na prevenção, diagnóstico, tratamento, prognóstico e acompanhamento das enfermidades em geral. Para atingir esse propósito, o médico depende, essencialmente, da rapidez, precisão e exatidão dos valores fornecidos pelo laboratório de sua confiança.

Princípio 2 – Está relacionado a Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial (SBPC/ML): o que seria?

Nesse tema Dr. Nairo fala um pouco sobre o início da história da SBPC/ML, fundada em 1.944 no Rio de Janeiro. Fala também sobre os congressos (atualmente sendo realizados virtualmente), cita e destaca alguns dos programas da Sociedade que são: programa de acreditação de laboratórios clínicos (PALC), programa de indicadores laboratoriais, programa de ensino a distância – um programa muito procurado pelos colegas da área laboratorial e que contam também com a revista cientifica, de livre acesso, chamada de Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial.

Princípio 3 – Está relacionado ao projeto das “Recomendações da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica / Medicina Laboratorial”: como nasceu, quais são os objetivos e autores deste projeto.

Dr. Sumita comenta sobre a publicação, ideia, dúvidas e objetivo desses livros – indispensáveis aos gestores e profissionais que atuam no laboratório clínico. Neles são apresentadas as novas tendências e as inovações que impactam diretamente na gestão e nos processos laboratoriais. Tendo um total de 11 livros publicados, totalmente gratuito e distribuídos nos congressos.

Um dos grandes objetivos da qualidade no laboratório clínico é a busca constante pela excelência visando superar as expectativas dos clientes, oferecer qualidade e garantir a segurança dos pacientes.

“Uma experiência muito gratificante” comenta Dr. Nairo.

Princípio 4 – Está relacionado aos autores do livro e sobre o tema Marketing, que é discutido em um dos capítulos. Qual é a importância deste tema num livro que aborda “Boas Práticas em Laboratório Clínico”?

Foram 93 convidados para participar e escrever o livro, uma das autoras convidada é a nossa CEO Daniela Camarinha.

O livro traz as boas práticas no meio laboratorial, desta forma destacamos a importância de todas as áreas que complementam o setor. No livro abordamos temas como: gestão, qualidade, questões específicas do laboratório. O livro fala também sobre marketing, que inclusive foi escrita pela Daniela Camarinha –  capitulo 11, página 87.

O livro não é exclusivo ao marketing, mas sabemos que é um tema fundamental para os laboratórios clínicos que hoje cuidam bem mais do que liberar um laudo (resultado de exames). O laboratório tornou-se uma fonte importante de informações no dia a dia para os profissionais da área da saúde e até mesmo para os pacientes. Essa evolução no relacionamento se tornou uma questão muito positiva – como o outubro rosa, novembro azul entre outras campanhas muito importante para a prevenção e/ou informação sobre os assuntos.

A ideia do livro é criar expectativas e levantar o interesse do leitor em se aprofundar nesses temas, incluindo o marketing na saúde.

Dr. Nairo destaca o capítulo do marketing e convida os leitores a ler e mandar um feedback.

Ficou curioso para saber mais detalhes desse bate-papo super especial da CEO da You Care com o ilustre Dr. Nairo Sumita?

Acesse o podcast e escute a entrevista na íntegra, você não vai se arrepender!

Disponível nas principais plataformas: Spotify / Google Podcasts / SoundCloud

Escrito por: Aline Velame

Close search
Carrinho
Back To Top
× Fale no WhatsApp!