Entrevista: O controle financeiro das empresas "na ponta dos dedos"
Houve um tempo em que as contas e controles monetários eram feitos “na ponta do lápis”. A expressão, muito utilizada pelos nossos pais e avós, significava que as contas tinham sido feitas e conferidas e mais nada havia de incorreto naquele cálculo.
Na era da informática isso não existe mais, entretanto o Bate Papo com You Care foi buscar a evolução do papel e do lápis e traz uma entrevista com o consultor financeiro Marcos Martins, da Consultoria Martins, que vai nos falar sobre o uso de planilhas eletrônicas, mais especificamente, o Excel.
Saberemos um pouco mais a respeito das facilidades do uso da ferramenta no dia a dia para controles, previsões de caixa e gestão dos investimentos das instituições. Saberemos também, que o bom uso de ferramentas de gestão financeira como o Excel, são úteis para evitar possíveis “quebras” no fluxo do capital das empresas. Leia a entrevista e veja de forma prática, como é fácil fazer o controle financeiro “na ponta dos dedos”, utilizando uma planilha Excel.
Marcos Antonio Martins é Administrador, Bacharel em Psicologia, Pós Graduado em Gestão Empresarial. É Sócio Fundador – Diretor da Consultoria Martins de Gestão Empresarial, fundada em 2007. Atuou como Gerente de Controladoria no Grupo Fleury. Na empresa NKB Medicina Diagnóstica (atual a+ Medicina Diagnóstica), atuou como Gerente Nacional de Operações.
1. Por que os gestores da saúde, mesmo aqueles com formação técnica, precisam conhecer as principais funcionalidades do programa Excel?
O Excel é uma ferramenta que pode auxiliar em todas as áreas da empresa, independente do programa (LIS) utilizado na operação, com o Excel podemos realizar diversas análises, da mais simples até a mais complexa, por isso é uma ferramenta importantíssima para um bom gestor.
2. Você poderia citar algumas das análises realizadas em empresas da área da saúde que podem ser realizadas por meio do uso do Excell?
Com o Excel podemos fazer análise de custeio, precificação, controle de estoque e uma infinidade de outras análises.
3. Entendemos que muitos gestores utilizam o excell, entretanto existem muitas funcionalidades que agilizam o dia a dia e, principalmente, garantem uma análise mais correta. Você poderia citar o que a escola não nos ensinou sobre o excell?
A importação de dados. Hoje digitamos pouca coisa, a grande maioria pode, e deve ser buscada na fonte e depois trabalhada no Excel. Todos os sistemas que usamos tem essa funcionalidade, desde o extrato da conta bancária até o sistema operacional usado na empresa.
4. Na sua opinião de quanto em quanto tempo ( ou a quantas versões do programa) o gestor/usuário precisa fazer uma atualização nos seus conhecimentos do excel, para obter o máximo do potencial da ferramenta?
Para obter o máximo do potencial, o ideal é ter conhecimento de todas as atualizações do pacote Office, saber usar a versão mais nova é importante.
5. Cite um exemplo dentro pela sua experiencia profissional onde a utilização do excell “salvou o dia” da empresa (benefícios e resultados que só foram possíveis com o uso da ferramenta e ajudaram a empresa a chegar a um objetivo ou a uma resposta importante).
Com o uso do Excel já conseguimos prever que haveria problemas sérios de caixa, com uma antecedência grande, evitando assim que fossem feitos empréstimos com taxas de juros muito altas, ou que impostos não fossem pagos por falta de caixa. O Excel é uma ferramenta onde se pode fazer várias versões de uma mesma análise, mantendo a mais recente bem atualizada pode-se ter uma boa previsão do futuro.
A Martins Consultoria promoverá um curso de Excel “Como fazer da ferramenta Excel uma aliada na gestão da medicina diagnóstica”, no dia 06 de Abril de 2015, em São Paulo.
Para saber maiores informações e como participar, acesse o link