relacionamento@youcare.com.br
Newsletter
Inscreva-se para Cadastros do Site
* = campo obrigatório

powered by MailChimp!
Blog

13 Mar, 2017

Mês da Mulher: Um sonho que se tornou realidade (inicialmente um hobbie e agora uma missão de vida). Por Josimara Mendonça

Josimara Mendonça tem uma história linda sobre sonho e nos prova que sim é possível, porém com muito trabalho, fé e dedicação.

Este depoimento é um grande exemplo de humanidade e empatia, que passa de geração para geração e segue contribuindo para uma nação mais igualitária e de oportunidades para todos.

Um sonho que se tornou realidade (inicialmente um hobbie e agora uma missão de vida)
Por Josimara Mendonça

Cada sonho que você deixa para trás é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. A frase do fundador da Apple, o visionário Steve Jobs, direciona minha vida.

Minha história é feita de grandes e pequenos sonhos que, um após o outro, vão se realizando, como fruto de muita obstinação, oportunidade. Um desses sonhos que se tornou realidade, primeiramente como um hobbie e agora como um compromisso e uma missão de vida é o trabalho com o terceiro setor.

Sempre acreditei que pudesse apoiar pessoas a expressarem todo o seu potencial. Depois, descobri que, com um pouco mais de empenho e apoio de mais pessoas, seria possível, transformar a comunidade. E essa tem sido minha caminhada. Há mais de dez anos fundamos o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, que leva o nome de meu pai. Nossa missão foi dar continuidade a uma linda história iniciada por ele, que sempre soube ouvir as necessidades das pessoas mais simples e apoiá-las na superação de tantas limitações.

Incorporamos o projeto de dança e cidadania Usina da Dança, inicialmente com 60 alunos e atendendo exclusivamente a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social de Orlândia, SP. Quinze anos depois, o Projeto está dez vezes maior e mais forte. Expandiu-se e hoje atende a 500 crianças e adolescentes também em Guaíra, Miguelópolis e Ipuã, todos no interior de São Paulo. No ano passado, conquistamos o Mapa Cultural Paulista, como um dos grupos de dança de maior relevância de todo o estado.

Na competição éramos o único projeto de cunho social. Além da dança, atuamos nas áreas do esporte, de cursos para capacitação profissional e geração de renda, música com o Projeto Guri e incentivo à leitura, através de bibliotecas comunitárias. Fomentamos a produção de trabalhos manuais antigos, entre nossas voluntárias, resgatando a vocação de cada cidade.

Sou mesmo feita de muitos sonhos. E eles me acompanham nessa estrada chamada vida. Muitos sonhos foram totalmente realizados, outros parcialmente, mas todos merecem ser sonhados.
Ainda há sonhos novos, que vão surgindo e me estimulando a viver. Muitas vezes vivo sonhos que não são meus, são sonhos dos outros…, que me fazem feliz em vivenciá-los também, compartilhando alegria, solidariedade.

E essa história de sonhos realizados começou ainda na minha adolescência. Aos 16 anos projetei em sonho o desejo de morar fora do Brasil, de conhecer o dia a dia da vida no exterior. Conquistei a confiança de minha família e pude então, viver com autonomia essa decisão pela liberdade. Foi edificante, arcar, desde cedo, com responsabilidade pela minha escolha. E isso também pauta minha vida. Um pouco mais tarde, sonhei em ser administradora de empresas para atuar como gestora do setor financeiro de nossa empresa. Isso se concretizou, sou uma Administradora de Empresas e hoje, mais do que a área financeira, administro o conceito do Grupo Colorado como uma empresa cidadã, que atua fortemente em responsabilidade social, influenciando parceiros, transformando a sociedade, construindo uma contabilidade social, para muito além dos números.

O sonho de ser mãe foi muito forte e foi belamente realizado e me transformou como mulher. Por três oportunidades pude sentir todo o sentido da maternidade, do papel do feminino de dar a vida e de conduzir meus três filhos, nutrindo-os, educando-os, tornando pessoas éticas, sensíveis, amorosas e também críticas e reflexivas.

Esse amor incondicional que a maternidade proporciona me fez acreditar todos os dias da minha vida, na possibilidade do desenvolvimento do ser humano. Sei que continuo exercendo uma forma muito especial de maternidade a frente do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Respondo com amor a essa responsabilidade de apresentar uma nova possibilidade de construção do futuro para tantas crianças e adolescentes. E é esse sonho que me faz feliz.

Mensagem às mulheres:
Há dias em que as realizações são mais significativas, em outros, nos abatemos quando o que sonhamos parece mais distante. Mas ao longo dessa caminhada, o balanço dos dias vividos nos leva à conclusão de que o sonho é o atalho para a perfeita realização.

Josy

  • 13 Mar, 2017
  • 6 Tags
  • 1 Comentários
COMENTÁRIOS
Josy tem minha admiração! Que Deus te preserve assim, sonhando e ajudando as pessoas. Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *