skip to Main Content

Café com Conteúdo – “Outubro Rosa” – Jornada do Cuidado do Paciente com Câncer de Mama, com Dra. Bárbara Murayama

No segundo episódio da série “Outubro Rosa” do nosso “Café com Conteúdo”, tivemos a presença da Dra. Bárbara Murayama.

O assunto principal foi a jornada da saúde da mulher.

Ela explica que, mesmo com a pandemia, os atendimentos ginecológicos continuaram. A liberação da teleconsulta no Brasil permitiu com que ela acompanhasse as suas clientes, mesmo que de forma remota.

Destaca que a telemedicina, no caso dela, é apenas uma ação complementar e não substitui o atendimento presencial.

O diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero são fundamentais para reduzir os riscos de avanço da doença. Em alguns casos, mulheres que desejam preservar a probabilidade de ter filhos, congelam os óvulos antes de iniciar tratamento. Por isso a importância de uma equipe interdisciplinar durante todo o tratamento.

Deixar de fazer o diagnóstico por medo de um possível resultado positivo é um fator que leva muitas mulheres a evitar ir ao médico, mas as chances de cura são maiores quando o diagnóstico é feito precocemente.

Ressalta a importância de manter a rotina de exames preventivos e se preocupar com a saúde do corpo e da mente.

Culturalmente, diz a doutora, as mulheres se cuidam mais do que os homens. Porém a mulher de hoje em dia, muitas vezes tem uma rotina profissional e pessoal agitada e o controle dos prazos de exame ficam desatualizados. Consultorias de gestão de clínicas auxiliam a cuidar do manejo de pacientes através da educação para que haja uma coparticipação de cada paciente na saúde.

Alguns laboratórios avisam quando ocorre alguma alteração no resultado dos exames. Essa ação ajuda o médico a receber a informação com maior rapidez a alertar o paciente sobre a importância do retorno ao consultório para o início do tratamento.

O profissional de saúde, precisa entender os movimentos do mercado e como gerir seu estabelecimento.

Construir uma rede de relacionamento forte e uma equipe de alta performance, exige treinamento constante para entregar mais valor ao seu paciente durante toda a jornada.

Diante do que enfrentamos em 2020 é possível que tenhamos mais casos de diagnóstico tardio.

Close search
Carrinho
Back To Top
× Fale no WhatsApp!