Café com Conteúdo – “Outubro Rosa” – Campanhas de prevenção salvam vidas, com Priscilla Franklim Martins
No terceiro episódio da série “Outubro Rosa” do nosso “Café com Conteúdo”, tivemos a presença da Priscilla Franklim Martins.
O assunto principal foi: “Campanhas de prevenção salvam vidas – O papel das Associações”.
Priscilla enfatiza que com a chegada da pandemia todos tivemos que reaprender a viver e desenvolver novos comportamentos, tanto no âmbito pessoal como no profissional. E explica os desafios enfrentados no setor do Diagnóstico, que viu a debandada dos pacientes devido à esse novo vírus, nossa falta de informação sobre o mesmo e o pânico da população.
Com uma redução de 70% nos atendimentos, o que significa uma grande preocupação não só quando falamos em negócio mas também tratando-se da saúde desses pacientes.
Um dos grandes desafios, nesse período, foi reforçar para a população que nosso setor é um dos mais (se não o mais) regulados e isso não se deu por conta da pandemia, mas sim pelo fato de trabalharmos com a vida. Outro desafio foi a educação populacional sobre o fato de que as outras doenças não vão esperara a COVID-19 passar, e que não podemos esperar a cura dela para voltar aos hospitais, clinicas e laboratórios para cuidarmos de nossa saúde.
Ela ressalta também a importância de estar dentro de uma Associação, uma vez que todos se ajudam, trabalham juntos, discutem juntos, trazem inovações juntos, prestando atenção nas dores do setor.
“O exame certo na hora certa, custa muito menos” afirma Priscilla.
Dentro da ABRAMED, encontram-se estruturas de Comitês (permanentes) com uma série de temas discutidos a fim de solucionar dores relacionadas ao dia-a-dia do trabalho. Esses grupos são constituídos por representantes das empresas associadas.
“O papel de promover prevenção deve ser assumido por todos” ressalta Priscilla, falando como pessoa física.
A promoção da prevenção é algo mais que essencial, mas muitas vezes vemos as empresas focam apenas nos seus clientes. Já as Associações tem o papel de falar para todo mundo, não para defender ou indicar seus associados mas sim para a educação populacional.
Priscilla chama atenção para os dados referentes aos diagnósticos de Câncer de Mama em 2020, é estimativa é de 66280 casos (segundo INCA) que correspondem a 29,7% do total de diagnósticos e desse total 16,4% viram óbito. São dados muito preocupantes, não deixem os exames para depois.
“Mais de 70% dos diagnósticos de Câncer no Brasil são feitos nos estágios 3 e 4 da doença” ressalta Priscilla.
Para melhorar esses dados, precisamos todos dar as mãos e fazer esse trabalho juntos como Setor da Saúde.
Precisamos também nos organizar e cobrarmos mais das autoridades, formalizando e organizando essas demandas, comunicações e educação sobre a prevenção.