O mercado precisa de Analistas de Qualidades de Processos
Fica cada vez mais evidente a carência de profissionais que analisem a qualidade dos processos no setor da saúde. Para compreender essa nova necessidade do mercado a You Care conversou com a Dra. Claudia Meira, confira abaixo o bate-papo exclusivo.
YC: Entendemos que o sucesso na Gestão da Qualidade nas empresas depende de vários fatores, dentre eles a formação de uma equipe alinhada aos objetivos do processo em si e da organização. Com a sua experiência de tantos anos em educação na saúde quais os fatores críticos de sucesso para a implantação de sistemas da qualidade (explorar aqui a necessidade de formação de analistas)?
CM: Vários fatores podem contribuir com o sucesso da Gestão da Qualidade, mas eu destacaria alguns: o primeiro deles é a Direção querer que o seu negócio seja gerenciado com qualidade, com foco na segurança para o paciente e colaboradores e foco nos resultados. No entanto é importante que este desejo se materialize, se torne realidade. Aqui destaco o segundo fator crítico: a Direção deve contar com um profissional com conhecimento na área da Qualidade, para que possa disseminar os conceitos da qualidade: segurança, processos e resultados e contribuir com a implantação destes em toda a organização, em harmoniza com os demais profissionais e com a própria Direção. O curso de Formação de Analista da Qualidade busca dar os conhecimentos, habilidades e ferramentas para este profissional.
YC: Por que tem sido tão difícil contratar pessoas com experiência na área de qualidade? Você acredita que formar pessoas seja um caminho a ser seguido?
CM: Na experiência da Formato Clínico em consultoria de Sistemas de Gestão da Qualidade, sempre procuramos disseminar os conhecimentos às equipes de nossos clientes. No entanto, é preciso ter um “maestro” que possa acompanhar e dar continuidade às atividades na empresa, pois os processos da qualidade devem continuar, mesmo quando nós não estamos presentes no cliente. Desde então temos tido dificuldade em identificar o profissional com o perfil e conhecimentos necessário para dar dar continuidade e garantir a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade implantado. A Formato identificou neste momento não só uma oportunidade, mas também um sentimento de compromisso com nossa missão que é compartilhar conhecimento.
YC: Quais as principais responsabilidades de um profissional de qualidade capaz de acompanhar os processos de acreditação das empresas?
CM: Sinceramente, as responsabilidade são muitas, mas as principais são disseminar o conhecimento das normas e ferramentas da qualidade e dar apoio às equipes para que apliquem o conhecimento adquirido em prol da qualidade, segurança e resultados. O maior desafio é fazer com que todos entendam que o profissional da qualidade não irá fazer tudo por todos; ele deve dar o apoio necessário, direcionar, gerenciar as lideranças e equipes para que tudo ocorra conforme padronizado e que se busque melhorias constantes.
YC: Como a Formato Clínico tem contribuído para a melhoria desses processos de formação de pessoas?
CM: Está na missão da Formato Clínico: “compartilhar conhecimento”! Temos uma unidade de Educação Continuada com vários cursos disponíveis a diversos assuntos da área da saúde e procuramos manter professores com experiências práticas, além do conhecimento esperado. Fazemos muitos treinamentos também “in company”, customizados para a necessidade de cada cliente. Além disso, durante as nossas consultorias formamos pessoas continuamente, realmente “passamos o bastão”, fazemos com que a equipe se desenvolva e se sinta segura a dar continuidade.
No próximo mês a Formato Clínico iniciará uma nova turma do curso de Preparação de Analistas de Qualidade de Processos, para inscrever-se acesse http://goo.gl/8TLk0P.
A Dra. Claudia Meira é Médica Patologista Clínica com especialização em Administração Hospitalar e MBA em Gestão Empresarial, ambos pela Fundação Getúlio Vargas, Diretora da “Formato Clínico Projetos em Medicina Diagnóstica”, Consultora para implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001, ISO 15189, ONA, PALC, DICQ, CAP e PADI, Lead Auditor PALC (SBPC/ML), ISO 9001, ONA e PADI (CBR), Vice-diretora financeira da SBPC/ML biênio 2014-2015 e Diretora administrativo-financeira biênio 2016-2017 e autora do livro: “156 Perguntas e respostas – Qualidade em Laboratórios Clínicos”.