Telemedicina pediátrica equipará navios de cruzeiro
MSC vai oferecer serviço em tempo integral. Serviço conectará médicos em alto mar aos especialistas do Instituto Pediátrico Giannina Gaslini, da Itália.
A companhia de cruzeiros marítimos MSC anunciou esta semana que vai oferecer aos passageiros um serviço de telemedicina pediátrica a bordo, em tempo integral, a partir de uma parceria firmada com o Instituto Giannina Gaslini, de Gênova, na Itália. A empresa diz que vai instalar os equipamentos em toda a frota para permitir o que os médicos a bordo possam consultar especialistas em pediatria em terra para obter segundas opiniões ou realizar procedimentos como diagnósticos remotos, radiologia e monitoramento.
A tecnologia de telemedicina é gerenciada pela Carestream, que desenvolveu uma plataforma para permitir que os pedidos de consultas à distância possam ser feitos em locais remotos. O processo é totalmente informatizado, desde a solicitação de consulta até as respostas. O link de dados via satélite deve estar disponível em todos os roteiros dos navios da MSC.
Segundo o CEO da empresa marítima, Gianni Onorato, equipar os navios com o sistema de telemedicina complementa os serviços já existentes nos navios, como telerradiologia e teleconsulta. Para o diretor geral do Giannina Gaslini, Paul Petralia, a grande vantagem é permitir que os médicos a bordo confirmem diagnósticos e ofereçam tratamentos utilizando um sistema de imagem remota e de transmissão de dados de ponta.
Fonte: saudebusiness (Telemedicina pediátrica equipará navios de cruzeiro)