Marketing além das fronteiras do marketing: o importante papel dos C-levels.
Tenho testemunhado no dia a dia o quanto o marketing estratégico pode contribuir na sustentabilidade das empresas. Por isso, que a sua constante evolução acaba preocupando e tirando o sono não apenas dos profissionais de marketing, como também das lideranças, incluindo os cargos mais altos. A ideia não é ocupar o espaço do marketing, mas apoiar esse setor que pode ajudar a transformar os negócios.
O marketing na saúde, como em outros setores está em constante evolução. Novas tecnologias, a presença da IA, mudanças nas expectativas dos consumidores e a necessidade de uma comunicação mais humanizada são apenas alguns dos fatores que impulsionam essa transformação. E, para se manter relevante, é essencial que as empresas contem com profissionais e parceiros (agências, por exemplo) que, realmente compreendem o setor e que estão atualizados nas melhores práticas de marketing.
Pensando nisso, gostaria de dividir 2 desafios com vocês:
- Como dar mais espaço ao marketing para inovação e autenticidade da marca?
Nesse aspecto, um grande desafio está na rigidez que existe em alguns manuais de marca, ou chamados de playbooks, que podem limitar a criatividade em favor de uma definição restrita de uso da marca. Veja o exemplo das redes sociais, que não são apenas plataformas de engajamento, mas representam a marca de maneira autêntica e inovadora. Para isso, os profissionais precisam de espaço para “brincar e criar”, dentro de limites flexíveis ou dinâmicos que demonstra que a marca também evolui de forma natural e impactante.
- Como melhorar o entendimento e a conexão genuína com os consumidores?
Gosto do que a CMO da Colgate-Palmolive trouxe em uma matéria sobre empresas de marketing vencedoras em Cannes destacando a importância de entender como os consumidores pensam para então agir de acordo com esses insights e permanecer relevante. E isso envolve garantir que os produtos e serviços cumprem com suas promessas e através do marketing, lembrar os consumidores do papel essencial que desempenhamos em suas vidas. Participar da cultura de forma autêntica e escalável é crucial, e não apenas “marcar presença” de maneira superficial.
A verdadeira força do marketing estratégico reside em sua capacidade de transcender as fronteiras tradicionais e se integrar profundamente na estratégia de negócios. A participação ativa dos C-levels é crucial, não apenas como apoiadores, mas como co-criadores das estratégias de marketing. Quando liderança e marketing estão alinhados, permitem que a inovação floresça, que a autenticidade da marca brilhe e que a conexão com os consumidores seja mais profunda e genuína. Ao enfrentar juntos os desafios do marketing moderno, estamos posicionando nossas empresas para prosperar em um mundo em constante mudança, tornando o marketing um verdadeiro pilar estratégico para o futuro dos negócios.
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