A Importância da Água
A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA
A água é uma substância vital para o ser humano. O ciclo da água tem sofrido alterações em decorrência das ações do homem e a escassez de água limpa já é um dos grandes desafios do século 21. Levando em conta que mais de 1,4 bilhão de pessoas (24% da população do planeta) não tem acesso à água tratada, o tema definitivamente entrou na agenda ambiental mundial. A quantidade de água doce disponível representa apenas 1% do total de água no planeta e, nas últimas cinco décadas, a degradação decorrente de seu uso irracional aumentou em níveis alarmantes.
A ÁGUA NO MUNDO
70% da terra é coberta de água 97% está nos oceanos 3% de água doce 2% estão nas calotas polares e vapores na atmosfera 1% está nos rios, lagos e aquíferos subterrâneos. É a água doce disponível para o uso humano (Fonte: ONU)
O USO DA ÁGUA
70% Agricultura
20% Indústria
10% Doméstico (Fonte: ONU)
A ÁGUA NO BRASIL
11% de toda a água doce encontra-se no Brasil 40% estão na Região Norte Em 2007 previa-se a necessidade de um investimento de R$ 270 bilhões para a universalização do serviço de água e esgoto (Fonte: ONU)
A ÁGUA E AS PESSOAS NO BRASIL
190 milhões de habitantes 40 milhões de brasileiros não tem acesso adequado à água potável (Fonte: Ministério das Cidades – MC)
O ESGOTO E AS PESSOAS NO BRASIL
Mais de 100 milhões de brasileiros não têm seus esgotos tratados 10 milhões de m³ de esgoto despejados in natura no meio ambiente. A cada dia, uma fina camada de esgoto recobre o Brasil inteiro (Fonte: Ministério das Cidades – MC)
ÁGUA E A SAÚDE NO BRASIL
7 crianças morrem por dia pela falta de saneamento (Fonte: Instituto Trata Brasil) 60% das internações hospitalares de crianças estão relacionadas à falta de saneamento (Fonte: Ministério da Saúde)
A ÁGUA E O EMPREGO NO BRASIL
217 mil trabalhadores se afastam de suas atividades devido a problemas gastrointestinais ligados à falta de saneamento A cada afastamento perdem-se 17 horas de trabalho O trabalhador que tem acesso à rede de esgoto aumenta sua produtividade em 13,3% (Fonte: Instituto Trata Brasil/FGV)
A ÁGUA E A EDUCAÇÃO NO BRASIL
Crianças que vivem em áreas sem saneamento aprendem 18% menos que crianças que vivem em áreas saneadas (Fonte: Instituto Trata Brasil/FGV)
Artigo original: CAB ambiental