DaniTalks – #22 Vivian Giudice “Acreditação de qualidade: elo de transformação que exige mudança cultural”
Nossa convidada de hoje é a Vivian Giudice.
Bióloga com Pós-Graduação em Administração Hospitalar e Serviços de Saúde pela FGV, Pós-Graduação em Microbiologia, tem mais de 20 anos de experiência em gestão da qualidade e saúde de bancos de sangue, laboratórios e hospitais. É palestrante e Avaliadora-Líder de Sistemas de Saúde, pela ONA e ACSA (acreditação internacional europeia). Atuou no processo de revisão do Manual do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA, versões 2014, 2018 e 2022. Fellow ISQua. É Diretora Executiva do Grupo IBES. Apaixonada por construir parcerias e aprimorar processos de excelência em serviços de saúde.
Vivian se diz apaixonada pela acreditação, tema que a encontrou em um momento perfeito de sua vida. Ela sempre gostou da área da saúde e tinha o propósito de ajudar as pessoas a serem melhores.
Aos 18 anos resolveu cursar Biologia, mirando especialização em Analises Clinicas. No meio do caminho assumiu cargos em que as organizações precisavam melhorar seus processos. O mercado só oferecia curso de ISO 9001 e qualificação de fornecedores.
Como sempre foi auto didata, Vivian foi aplicando os conhecimentos adquiridos por onde passou. Aos 21 assumiu cargo de liderança, mesmo se achando muito nova. E, claro, errou muito.
Em uma das Edições da Feira Hospitalar, se interessou nos cursos que estavam disponíveis no pré-congresso. Nesse dia estava acontecendo o I Congresso de Acreditação. Apesar de não fazer ideia do que se tratava resolveu participar. Mal ela sabia que aquilo se tornaria a solução de todos os problemas que ela enfrentava em seu cargo de liderança recém assumido.
Diferente da ISO, que tratava de ferramentas de qualidade, a acreditação apresentava uma metodologia que contempla processos, riscos, legislação, gestão, liderança, capacitação, treinamento, entre outros. Era o baú de ouro diante dos seus olhos.
Por ser algo inovador e recente no Brasil, adquiriu o manual e compartilhou com sua rede de 7 laboratórios que administrava.
Com a aprovação da diretoria ela passou a implementar os processos de acreditação.
É impossível aplicar uma acreditação sozinha. É preciso engajar a equipe, envolver os outros departamentos, contar com o apoio da alta gestão para que de certo. Sem a adesão de todos, a acreditação não se sustenta!
Depois de muito buscar sobre a aplicação dos processos nas empresas em que passou, ela conseguiu trabalhar em uma empresa que não só aceitou a implementação dos procedimentos como deu todo apoio ao que ela precisava.
“Independente da dificuldade que a gente enfrenta, se acreditarmos, será possível realizar” complementa Daniela.
Ouça agora clicando n link abaixo