skip to Main Content

Dani Talks – Episódio#03 com Dra. Syllene Nunes

“É com um imenso prazer que hoje eu trago uma convidada especial para a série de entrevistas do podcast “Dani Talks”, a Dra. Syllene Nunes.”

Médica Cirurgiã Geral e Plástica, Pós Doc em Ciências da Saúde, Especialista em Gerenciamento de Projetos, Inovação e Atenção Primária, Gerente de Iniciativas Estratégicas em Saúde e Soluções Clínicas para América do Sul da Abbott, a Dra. Syllene Nunes é uma referência quando falamos de inovação.

Dra. Syllene aborda os grandes marcos na evolução da saúde desde a sua formação como médica, e ressalta que o que mais a fascina é a rapidez da evolução do conhecimento nos últimos 20 anos.

Em sua surpreendente trajetória, migrou para o mercado corporativo de forma muito natural, e o que abriu portas para ela foi ser aficionada pelo novo, principalmente para área da saúde.

Na opinião da Dra. Sylene, não existe modelo de saúde perfeito. Na realidade eles conseguem se complementar e considera essa globalização muito eficaz, o que traz a oportunidade de um sistema conhecer o outro e essa prática ser divulgada ao redor do mundo.

Alguns modelos que a surpreendem e fascinam são o modelo Holandês – focado na atenção primária, o do Reino Unido e o da Dinamarca. Também reforça que o modelo brasileiro, o SUS, com suas redes de atenção, precisam de ajustes, mas é um sistema muito bem formulado.

A Dra. Syllene também fala que foi uma alegria participar do livro “Boas práticas em laboratório clínico” com o capítulo “Modelagem e adaptabilidade: principais características do laboratório do futuro” (link para download no final do texto). O dado laboratorial, na concepção da doutora, é o dado mais objetivo para se trabalhar saúde e gestão populacional, e que o diagnóstico correto é o primeiro passo para a ação do médico com relação ao paciente.

Sobre o conceito de PDCA a Dra. Syllene o aplica e conta que trabalhar com design thinking é usar PDCA – planejar, fazer, agir, ou seja, é um processo evolutivo o analisar, idear, prototipar, testar e implementar.

Sobre prever um futuro, a Dra. Syllene compreende ser algo muito difícil de definir. Com o Futuro está cada vez mais próximo, os acontecimentos aleatórios podem precipitar o novo, como aconteceu agora na época da pandemia. E na visão da doutora, o futuro é hoje. Ela trabalha com a previsão de 5 anos, mas sempre revisando semestralmente.

Ao longo do bate papo, fala de jornada do paciente e adequação dos profissionais a essa jornada, algo que é relativo à capacidade de adaptação, e que os profissionais devem ser ecléticos, se adaptar as novas condições, executar um trabalho humano, amplificado pela tecnologia e quem não se apropriar da oportunidade de usá-la para melhorar e otimizar o seu tempo e seu enfoque no diagnóstico ficará para trás.

A Daniela traz dados de Pesquisa da Forbes, onde 86% dos consumidores preferem pagar mais a fim de ter uma melhor experiência. Além disso, 75% esperam que as empresas se adiantem e os coloquem como autores da jornada, 70% se sentirão mais fiéis, ou seja, não estarão apenas dispostos a pagar mais, mas ficarão grudados em você. 50% das empresas nos EUA dizem que desviaram seu orçamento na direção da experiência do cliente. Menos de 1% das empresas estão entregando uma excelente experiência do paciente. Grande oportunidade!!!

Falando em minimalismo, que pode ser entendido para laboratórios grandes e pequenos, a Dra. Syllene reforça que otimizar os processos e espaços é o que devemos fazer, pois ambos devem ter a capacidade de mudar com agilidade.

Sobre point of care ela traz a visão de que deixou de ser tendência e virou uma realidade. Simplificar o acesso melhora o desfecho e não tem volta. A composição disso fica por conta da complexidade do avanço tecnológico para gerar os resultados de qualidade mais confiáveis, e que, os Hubs de complexidade provavelmente serão os laboratórios maiores.

E tem muito mais conteúdo sobre inteligência artificial e outros assuntos para se ouvir nesse episódio!

Ficou curioso? 🤔   Acesse o Dani Talk’s e escute a entrevista na íntegra!

Já disponível nas principais plataformas: Spotify / Google Podcasts / SoundCloud

Clique no 📕  e baixe o seu exemplar 👇:

 

Escrito por: Aline Velame

Close search
Carrinho
Back To Top