Dani Talk’s #35 – Antecipando o futuro através dos dados, experiência internacional, genômica e tomada de decisão com atitude para resultados superiores e felicidade.
No episódio #35 do Dani Talks, Dani conversou com o Renato Fernandez, que tem 28 anos de experiência em empresas como Cerba Internacional (Espanha), Grupo Hermes Pardini, DASA, Brasil Kirin y Ambev, 7 anos em cargos de diretoria comercial com dois anos de experiência internacional, profissional com visão sistêmica e estratégica, expert em planejamento estratégico, trade marketing, inteligencia de mercado na saúde BRASIL e Europa com ênfases em medicina diagnóstica. Além disso, é administrador de pessoas, líder de equipes comerciais para de medicina diagnóstica, formador de equipes de alta performance, expert em processos comerciais e operacionais que possibilitam o desdobramento de objetivos estratégicos em todos níveis da organização e consequentemente ajudando na formação de uma empresa de alta performance. É também desenvolvedor de novos mercados através do cone da visão focada em inteligência de mercado da inovação e investimentos em Startups.
Dani comenta que admira muito várias questões que o Renato explora no sentido de enxergar de forma mais antecipada a chegada do futuro. O bate-papo começa com o cenário de transformações no setor da saúde. Os hábitos de consumo de saúde mudaram com a própria pandemia que, somada a crise dos planos de saúde exigem do profissional um olhar mais atento e estratégico.
Renato diz que hoje, o mercado de medicina diagnóstica é composto por laboratórios de análises clínicas e de imagem. São mais de 25 mil estabelecimentos ou unidades de atendimento, que atendem a população de mais de 5.600 municípios no país. “Se o mercado fosse ruim o número não estaria aumentando tanto” pontua Renato.
O acesso faz com que pequenas regiões do país ofereçam exames que antes estavam concentrados nos grandes centros. Renato afirma que o turismo da saúde praticamente acabou, porque já se consegue ver no Brasil uma padronização e melhoria da qualidade diagnóstica como um todo.
Os Laboratórios do interior não têm nenhuma operadora credenciada e hoje quando se discute saúde no mercado Laboratorial no Brasil fala-se muito sobre sinistralidade, sobre reajuste de preço, sobre modelo de remuneração. A relação entre fonte pagadora e laboratório acaba sendo muito mais direcionada para uma conversa sobre operadora.
No Brasil hoje, a medicina laboratorial está em transformação por causa de toda essa sensibilidade e consolidação de mercado.
Para tratar o mercado de medicina laboratorial do futuro, teremos que falar sobre genômica, novos negócios e olhar o paciente como um todo, incluindo uma visão mais aprofundada sobre dados. Algo, em especial, que o Renato sempre cultivou para obter informações concretas e trabalhar um planejamento de crescimento constante.
Com uma capacidade muito especial de lidar com os dados brutos e refiná-los, Renato afirma que a saúde também precisa investir em marketing, estar nas redes sociais e usar os dados para direcionar o conteúdo abordado. Além de trabalhar o planejamento estratégico para saber exatamente para onde se quer ir.
O bate-papo ainda abordará assuntos como laboratórios parceiros de hospitais, genética e genômica, dados da saúde no Brasil, o explorar do que os concorrentes estão fazendo, o dia a dia do laboratório e outros assuntos interessantíssimos!
Sobre sua vida pessoal, Renato traz a paixão pela família e pelo esporte, mais especificamente ao Surf, praticado aos domingos, e o tênis, durante a semana.
Para encerrar a conversa, Dani pergunta para Renato se, caso ele fosse capa de uma revista, qual frase desejaria para sua chamada, e ele responde:
“O dado traz conhecimento, que traz decisão, atitude, resultado e felicidade. Enquanto eu estiver nesse ciclo virtuoso, eu vou estar sorrindo sempre, vou estar alegre sempre!”
Confira o episodio na íntegra: https://open.spotify.com/episode/5myioRVpd8BSs2jm3QVWAq?si=5cbcf11a95704c82