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Comentário Radar Saúde News – Seu sucesso como líder dependerá de inteligência emocional

A principal habilidade para garantir o sucesso no início de sua trajetória como líder e que será crucial para sua perenidade na liderança, é a inteligência emocional. Para quaisquer que sejam seus desafios, sua área de atuação ou sua empresa, você terá que desenvolver duas capacidades básicas: o autocontrole e a empatia. Ter autocontrole é, antes de tudo, entender nossas emoções e aprender a lidar com elas.

O que é inteligência emocional?

Podemos definir o que é inteligência emocional como a capacidade que o ser humano tem de compreender e controlar suas emoções e as das pessoas que o cercam. O indivíduo que tem inteligência emocional consegue entender aquilo que ele está sentindo, bem como o significado e a natureza dessas emoções.

Diferentemente do que muitas pessoas podem pensar, a inteligência emocional não significa ser “frio” e indiferente aos sentimentos alheios. Muito pelo contrário, ser emocionalmente inteligente é saber sentir essas emoções e buscar o que há de melhor nelas.

O líder que possui inteligência emocional é capaz de conduzir uma equipe ou uma organização de maneira mais eficiente. Isso porque, em situações mais estressantes e conflituosas, essa habilidade é essencial para avaliar os fatos e chegar a soluções eficazes.

Quando não há inteligência emocional por parte da liderança, fica bem mais difícil conduzir os trabalhos e alcançar os resultados previamente estabelecidos. O clima tende a ficar muito pesado e desconfortável para os colaboradores, impactando negativamente seu desempenho.

A ausência de inteligência emocional do líder inibe os liderados de exporem suas ideias e também suas próprias emoções.

A inteligência emocional para líderes baseia-se em 5 pilares. São eles:

1 – Autoconsciência

Ter consciência sobre si mesmo, na perspectiva da inteligência emocional, é entender plenamente suas emoções e o impacto delas sobre os outros.

2 – Autorregulação

A autorregulação tem a ver com o controle das próprias emoções. É a capacidade de saber calibrar os sentimentos para evitar “explodir” e tomar decisões equivocadas.

3 – Motivação

A capacidade de se motivar e motivar os outros a atingir objetivos pré-estabelecidos.

4 – Empatia

Saber se colocar no lugar do outro também é essencial para o desenvolvimento da inteligência emocional.

Por meio da empatia, o líder consegue entender melhor os diferentes pontos de vista de seus colaboradores.

5 – Habilidades sociais

Por fim, este pilar da inteligência emocional para líderes se refere à capacidade de conviver em grupo. Sem habilidade sociais, dificilmente o líder conseguirá solucionar conflitos e fazer a correta gestão de mudanças.

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Link da matéria: https://vocesa.abril.com.br/coluna/armando-lourenzo/seu-sucesso-como-lider-dependera-de-inteligencia-emocional/

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Até a próxima! 😉

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