Comentário Radar Saúde News – Compras: 82% decidem com base no atendimento
Oito a cada dez consumidores brasileiros (82%) afirmam tomar decisões de compra com base na qualidade do atendimento que recebem, conforme indica o relatório anual sobre tendências em experiência do cliente divulgado pela Zendesk.
A pesquisa também revela que 89% das empresas analisadas no Brasil concordam sobre a existência de uma relação direta entre o atendimento ao cliente e o desempenho dos negócios. Porém, 43% dos brasileiros sentem que o atendimento é deixado em segundo plano pelas empresas e 70% reconhecem que o atendimento tem um impacto positivo nos resultados da empresa.
O processo de tomada de decisão do consumidor envolve diversos aspectos, sendo um dos principais deles os tipos de comportamento de compra.
Os 4 tipos de comportamento de compra:
1- Comportamento de compra complexo: alto envolvimento com o produto ou serviço e diferenças significativas entre as marcas;
2 – Comportamento de compra com dissonância cognitiva reduzida: alto envolvimento com o produto ou serviço e poucas diferenças entre as marcas;
3 – Comportamento de compra habitual: baixo envolvimento com o produto ou serviço e poucas diferenças entre as marcas;
4 – Comportamento de compra em busca de variedade: baixo envolvimento com o produto ou serviço e diferenças significativas entre as marcas.
Os costumes locais interferem na forma que o cliente compra. Cada região tem hábitos diferentes, experiências únicas, religiões distintas, rituais, normas, tradições, preferências musicais e por aí vai. Entender a cultura da região onde atua, pode ajudar no desenvolvimento de produtos e serviços.
Outros fatores que influenciam no comportamento de compras são: classe social, círculo de amizades, experiência anteriores, estilo de vida, formadores de opinião, crença e personalidade.
Veja que para atender bem é preciso mais do que treinamentos e processos internos bem definidos. É de suma importância conhecer a fundo o seu público alvo, seus anseios e suas preferências.
Fique por dentro dessas e mais novidades sobre Tendências, Marketing, Saúde e muito mais.
Acesse o Radar Saúde News: https://conteudo.youcare.com.br/inscricao_radarsaudenews
Link da matéria: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2022/01/20/compras-82-dos-brasileiros-tomam-decisao-com-base-no-atendimento.html
Quer saber mais sobre nossos produtos e serviços?
Envie um e-mail para re************@yo*****.br ou nos chame no Whatsapp / Telegram : (11) 98642-4719
Até a próxima! 😉
Escrito por: Aline Velame