skip to Main Content

Comentário Radar Saúde News – Você já ouviu falar de Value-Based Healthcare? Entenda como esse conceito pode transformar a saúde.

O Value Based Healthcare (VBHC) ou “Cuidados em saúde baseados em valor” foi uma alternativa que emergiu diante dos altos custos dos cuidados com a saúde e eficiência clínica, nem sempre satisfatórias. Esse modelo de atendimento consiste em recompensar os profissionais conforme a melhora do paciente, por meio de um incentivo aos médicos e hospitais busquem os melhores desfechos e a recuperação real.

Práticas de VHBC

A definição de valor em saúde é concebida a partir de uma razão simples: quanto melhor o desfecho do paciente e menores os gastos, maior o valor gerado. Infelizmente não há consenso entre os entes que compõem a arena de negócios do setor.

Comumente encontramos estratégias de geração de valor pautadas exclusivamente em controle de gastos, uma variável muito mais fácil de identificar e quantificar, com medidas de redução capazes de gerar resultados imediatos ou em curto prazo. A adoção de sistemas alternativos de remuneração, como no modelo de capitation, é um exemplo. Nele, a fonte pagadora disponibiliza uma quantia fixa e periódica por indivíduo coberto, independentemente do evento ou da condição clínica, transferindo o risco financeiro ao prestador.

Em serviços de saúde verticalizados, é possível reduzir custos por negociações em escala. Além disso, ao unir eficiência operacional à adoção de processos integrados e padronizados ao longo das diversas etapas da assistência, o prestador tem maior controle de gastos.

A adoção de políticas de remuneração baseadas na geração de valor, pode não ser a opção mais barata, mas com certeza, é a melhor para o paciente.

Fique por dentro dessas e mais novidades sobre Tendências, Marketing, Saúde e muito mais.

Acesse o Radar Saúde News: https://conteudo.youcare.com.br/inscricao_radarsaudenews

Link da matéria: https://www.mitsloanreview.com.br/post/vbhc-industria-da-saude-pode-colocar-o-paciente-no-centro-do-cuidado

Quer saber mais sobre nossos produtos e serviços?

Envie um e-mail para relacionamento@youcare.com.br ou nos chame no Whatsapp / Telegram : (11) 98642-4719

Até a próxima! 😉

Por: Aline Velame

Close search
Carrinho
Back To Top