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Cinco maneiras de um chefe boomer motivar funcionários millenial

O conflito de gerações é algo que tornou-se mais acentuado com o uso de tecnologias digitais. Com o convívio intergerações, é preciso criar uma cultura saudável de coexistência.
O conflito de gerações é algo que tornou-se mais acentuado com o uso de tecnologias digitais. Com o convívio intergerações, é preciso criar uma cultura saudável de coexistência.


De acordo com o relatório Deloitte Millennial Survey, a geração do milênio ou Geração Y, representará até 75% da força de trabalho até 2025. Os chamados millennials (nascidos de 1980 a meados de 1990) trazem para o local de trabalho uma combinação de conhecimento em tecnologia, atitude social, otimismo e uma capacidade desejável para desempenhar múltiplas tarefas.
Por outro lado, a geração Y também têm a reputação infeliz de possuir um sentimento de direito ou uma ética de trabalho pobres. Muitos são rotulados por ter um desejo de gratificação instantânea ou uma necessidade de um prêmio ou medalha, apenas para aparecer.
Mas a verdade é que os millennials não apenas querem, mas precisam de mais para sentirem-se satisfeitos. Ao contrário dos seus pais e avós, que encontravam na estabilidade sua maior recompensa, a geração Y precisa aliar trabalho a satisfação pessoal.
Para que diferentes gerações trabalhem em harmonia, é importante não estereotipar, mas se concentrar em um objetivo comum e descobrir como todas as gerações podem trabalhar juntas. Aqui estão cinco maneiras de preencher a lacuna:
1. Dedique-se a ser um mentor
Desenvolva uma política de “portas abertas” em que os mais jovens sintam que suas dúvidas sejam bem-vindas. Não se surpreenda se eles apreciam o seu conselho valioso tanto quanto sua crítica construtiva. Feedbacks frequente os mantém no caminho certo e os fazem sentir valorizados. Muitos foram criados por pais que valorizavam as suas opiniões e incutiram neles a auto-determinação para alcançar metas elevadas. Atinja sua curiosidade e dê-lhes projetos que promovam a sua criatividade.
2. Reavalie seus incentivos
Promessas de promoções e títulos elevados não costumam motivar essa geração a trabalhar mais. Millennials não só gostam de ser recompensados, eles querem escolher o seu prêmio. Recompense os ‘Y’ com incentivos tangíveis que tragam gratificação imediata, como fomentar o equilíbrio trabalho-vida pessoal, oportunidades de desenvolvimento profissional, projetos de impacto social e dispositivos tecnológicos de última geração que aumentem o engajamento e estimulem a felicidade. Use programas de pontuações, em que os pontos possam ser trocados por mercadorias e incentivos de engajamento social para construir relacionamentos dentro da empresa.
3. Respeite a sua independência
Aprecie as maneiras originais de trabalho dos millennials. Muitos deles desejam a liberdade da autonomia; trabalhar juntos em pequenos grupos para colaborar e brainstorm para melhores resultados. Millennials são ótimos para dar vazão a idéias, pedindo orientação e trazendo novas possibilidades para os projetos.
4. Resposta seus “por quês”
Houve um tempo quando os funcionários não questionavam as ordens ou decisões de um gestor. Millennials, por outro lado, precisam de perguntar “por que” antes de começar a trabalhar. Esteja preparado para explicar os motivos pelos quais você solicita algumas tarefas, ou por que a empresa tomou uma decisão específica. Melhor ainda, tente incluí-los no processo de tomada de decisão. Suas idéias podem levar a uma nova opção ou a perspectiva muito satisfatória.
5. Use sua capacidade de inovar
Devido aos enormes avanços na tecnologia e eficiência, os indivíduos da geração Y estão conectados durante quase todas as horas do dia, por mensagens de texto, vídeos do YouTube, fotos no Instagram e pesquisas do Google, portanto, use sua consultoria sobre como sua empresa pode se beneficiar das tendências digitais. O mundo está a virtualmente alguns cliques de distância e eles têm a capacidade, conhecimento, inovação e paixão para ajudar você a manter seus produtos e serviços atuais e relevantes.
Pergunte aos Y durante o processo de contratação como podem contribuir para a sua empresa. Muito provavelmente eles responderão dizendo que são confiáveis, com espírito de equipe e com foco em resultados. Ao desenvolver seu idealismo juvenil, eles darão nova energia aos projectos e farão você e sua empresa “sairem bem na foto”.
* Com informações da Entrepreneur
Fonte: Revista Consumidor Moderno

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