Aconteceu no primeiro dia do Patient Experience Summit 2016
Entre os dias 15 e 18 de maio, aconteceu o Patient Experience Summit, maior evento de experiência do paciente no mundo, em Cleveland, Ohio. A You Care contou com a participação de Daniela Camarinha, nossa diretora, que agora nos conta um pouco sobre o primeiro dia do evento. No domingo a Dani escolheu assistir os painéis de Marketing e Comunicação, confira abaixo um pouquinho sobre estes painéis.
Liderança digital em saúde
Especialistas da Divisão de Marketing e Comunicação da Cleveland Clinic debateram sobre as últimas tendências da era digital. Fornecendo dicas para o sucesso no ambiente moderno de marketing. Durante a palestra Paul Matsen afirmou que este é um cenário que esta mudando rapidamente e ressaltou a necessidade de ter uma comunicação digital, “O cenário do marketing está mudando rapidamente. As comunicações devem ser digital, móvel e mensurável.”, Matsen. Outras citações demonstram a importância do marketing mobile e outras tecnologias móveis para alcançar o paciente hoje.
“Precisamos nos conectar com os pacientes onde eles estão e nos aprimorar sobre onde e como eles querem receber o conteúdo. Focar em ser visível e na primeira experiência móvel são as dois maiores prioridades das empresas.”, por Brian Gresh.
“Usando conteúdo” circunstancialmente “podemos ajudar os consumidores a tomar decisões de saúde, ajudar os pacientes enquanto eles estão recebendo tratamento e até mesmo mantê-los informados depois de terem sido tratados.”, por Sue Omori.
“Agora, mais do que nunca, precisamos tornar o conteúdo médico de importância facilmente acessível aos repórteres para que possam compartilhar com o público. A tecnologia evoluiu para nos permitir fornecer informações completas em um formato amigável e acessível, o que nos permite contar histórias que engajam as pessoas.” Por Eileen Sheil
“Com tantos consumidores em seus dispositivos móveis, deve mudar também o nosso canal de conversa. Os consumidores estão em seus dispositivos à procura de informações de saúde e vemos crescimento importante no sucesso dos anúncios nessa mídia capaz de ligam os pacientes e fazê-los permanecer em seus tratamentos.” por Mary Beth Pate
A autêntica técnica de Storytelling
Christoph Trappe, que escreveu o livro “Authentic Storytelling“, compartilhou suas dicas sobre como podemos engajar nosso pessoal da linha de frente, do marketing e os próprios pacientes para compartilhar as suas histórias da maneira mais significativa.
“Histórias acontecem todos os dias no ambiente de saúde. Precisamos ir às compras das histórias e incentivar os cuidadores para compartilhá-las. Elas podem nos ajudar a reconhecer ou resolver um problema. Podem motivar os pacientes a escolher o seu hospital para ter um melhor atendimento e tratamento.” diz Trappe antes de contar que um conhecido dele decidiu fazer sua cirurgia cardíaca na Cleveland Clinic porque “eles contam as melhores histórias online.”
Empatia para o paciente móvel: como resolver a crise de dados de localização de saúde?
Jeff Rohrs, destacou a importância de manter suas informações atualizadas no ambiente online.
“Os pacientes estão usando seus dispositivos móveis para procurar informação médica, os endereços das instalações e o número de telefone do médico. Uma pesquisa recente indica que mais de 70% das unidades de saúde e de listagens dos médicos tem informações erradas on-line, enquanto mais de 30% não têm nenhuma listagem on-line completa. Organizações de saúde têm a oportunidade de fazer destas listas uma vantagem comercial.”, por Jeff Rohrs
Seu papel na mudança em liderança e comunicação
Michelle Marrony lembrou que é importante não ter medo de mudanças e se adaptar ao novo mercado que se forma na era digital.
“Explorar uma nova maneira de pensar sobre a mudança de forma ‘líquida’ no contexto do ambiente de saúde em evolução. Identificar os atributos que ajudam as pessoas a prosperar em um ambiente complexo de mudança. Avalie seus maiores desafios para enfrentar a mudança e seja próativo em determinar como você poderá resolvê-los.”, por Michelle Mahony
Como e por que criar uma experiência do paciente integrada, online e off-line?
Sandra Fancher lembrou que a quantidade de informações e tecnologias disponíveis hoje devem ser utilizadas a favor do paciente, com um cruzamento eficiente de dados em um data base.
“Os pacientes interagem com você de várias maneiras e inúmeras vezes ao longo de sua jornada. Eles costumam cruzar de várias maneiras as informações por diferentes canais, o que torna a comunicação consistente um grande desafio para as empresas. Desenvolver uma estratégia on-line e off-line integrada pode ser feita com capital humano limitado a partir da melhor utilização da tecnologia para criar uma experiência positiva do paciente.”, por Sandra Fancher