skip to Main Content

A NOVA ERA DE “ESPECIALISTAS DE MARKETING”

Nos últimos tempos, o marketing se tornou um campo de interesse crescente, atraindo profissionais de diversas áreas que, repentinamente sentem-se à vontade para opinar e aplicar “receitas prontas”. No entanto, essa percepção simplista desconsidera a complexidade que o marketing realmente envolve. Assim como na medicina ou em outras tantas profissões que necessitam de anos de estudo e prática, o marketing também requer um conhecimento profundo, uma visão estratégica e uma habilidade analítica aguçada, além de um conhecimento técnico, muito além do razoável, sobre novas ferramentas tecnológicas disponíveis.

Muitos desses novos “especialistas” confundem marketing com uma simples venda de varejo, reduzindo a função do marketing a um mero empurrão de produtos na direção ao consumidor, com o objetivo de aumentar seus números rapidamente. Contudo, o marketing eficaz é muito mais do que isso; é uma arte de construção de valor a longo prazo que visa não apenas conquistar clientes, mas principalmente fidelizá-los.

Um marketing bem executado trabalha para fortalecer a marca e diferenciá-la no mercado, estabelecendo conexões emocionais duradouras com o público. Essa construção de uma base de clientes leais demanda muito mais do que estratégias imediatistas — exige paciência, consistência e uma profunda confiança em um planejamento bem estruturado.

É inegável que profissionais de outras áreas podem trazer insights valiosos para o marketing. Entretanto, essa contribuição deve ser feita com o devido respeito ao conhecimento e à experiência dos especialistas em marketing. É essencial lembrar que a excelência em uma área específica não lhe confere automaticamente o domínio sobre a melhor forma de tornar vendável e atrativo o que quer que seja, sob o ponto de vista publicitário. Cada profissão possui suas particularidades e limitações, e no caso do marketing, a expertise se desenvolve por meio de estudo dedicado, prática e adaptação às mudanças constantes do mercado.

Assim como os profissionais de saúde esperam respeito e confiança de seus pacientes, os profissionais de marketing também almejam que suas estratégias e táticas sejam tratadas com seriedade. Quando as empresas confiam em um bom planejamento e têm a maturidade de acompanhar os resultados, abrem espaço para uma transformação real e sustentável no mercado. Para alcançar relevância e consistência, é essencial ir além de “fórmulas mágicas”. É crucial dar espaço para aqueles que realmente entendem e respiram o marketing, cuja paixão e expertise são as verdadeiras forças motrizes por trás das estratégias mais eficazes.

Portanto, é hora de reavaliar a forma como encaramos o marketing. Apesar de ser uma área que aparenta ser acessível a todos, devemos tratá-lo com a devida importância e o respeito como devem ser tratados os profissionais qualquer que seja a sua área de atuação. Isso não apenas beneficiará os negócios, mas também elevará o padrão de qualidade das estratégias utilizadas.

O verdadeiro marketing é, e sempre será, uma combinação de arte e ciência, e deve ser direcionado por aqueles que dedicam tempo e esforço para aprender e aprimorar suas habilidades nessa disciplina tão vital para o sucesso das organizações.

Por Daniela Camarinha

 

Close search
Carrinho
Back To Top
× Fale no WhatsApp!