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Marcas lançam domínios de internet com nomes próprios

Públicos de Interesse: Hospital, Operadora, Indústria, Clínica e Laboratório
 

Natura, Vivo, Bradesco, Itaú, Rede Globo, Ipiranga e Uol são as primeiras empresas privadas brasileiras a obterem domínios com o nomes de suas marcas como “.natura”, “.vivo” etc, em substituição ao “.com.br” ou o .org”, por exemplo
A assinatura do contrato de concessão dos domínios será realizada durante o Rio Info 2015 e contará com a presença de Akram Atallah, presidente da Divisão de Domínios Globais da Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN), entidade internacional responsável pela coordenação da identificação dos indicadores públicos da internet, o sistema de domínios e os números de IPs.Para a aprovação da concessão, que dá o direito ao uso irrestrito do domínio, as empresas precisaram comprovar, por meio de uma série de exigências, que são mesmo donas das marcas, evitando a ocorrência de fraude. “Algumas marcas solicitam o domínio por uma questão de segurança, além da exclusividade em ter o nome da marca no próprio domínio”, conta Daniel Fink, gerente de relacionamento da ICANN no Brasil.
Segundo Daniel, o conjunto de domínios faz parte do programa de expansão de novos domínios de topo – aqueles localizados mais à direita do endereço web – realizado pela entidade em todo o mundo. “Além das marcas, outros domínios também estão sendo criados como, por exemplo, “.pizza”, “.expert” etc. Mais de 1300 novos domínios devem ser criados nos próximos anos em todo o mundo. Desde que iniciamos o programa, mais de 600 já foram aprovados. Um dos desafios é divulgar esse novo formato para o usuário”.
O Rio de Janeiro foi o pioneiro da América Latina no uso de domínio com o nome da própria cidade. No ano passado foi lançada a campanha Meu Domínio .Rio (www.meudominio.rio), para que empresas e pessoas físicas da cidade pudessem solicitá-lo. A cidade entrou no mesmo patamar digital de Nova York, Londres, Paris, Tóquio, Barcelona, Roma e Berlim, por exemplo.
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade nacional gestora do domínio web “.br”, também adquiriu novos domínios com nomes em português, o “.final” e o “.bom”. Dessa forma, a NIC.br expande a oferta de domínios, além do “.br”, caracterizado como Country Code Top Level Domain (ccTLD), o qual detêm o registro desde 2005.
Segundo Daniel, nos próximos meses deve acontecer um momento histórico na internet, que é a transição da custódia dos EUA para a comunidade internacional, na administração das funções da Iana, órgão técnico da ICANN que viabiliza que os domínios sejam criados. “Essa é a última etapa para as mudanças acontecerem na raiz da internet. Os EUA nunca abusou do poder com a guarda da internet global, mas sempre trazia um certo desconforto para os outros paísester todo esse poder em um único país. Antes, toda a mudança feita no servidor da internet global precisava ser provada pelo governo dos EUA.”
Para ele, o Brasil segue o exemplo com uma coordenação multissetorial da internet que dá, voz a todos os setores por meio das ações do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), entidade nacional gestora do domínio web “.br” e pelo Comitê Gestor da Internet (CGI.br). “Muitos países ainda realizam a coordenação de suas redes nacionais apenas com base nas decisões do governo”.

Fonte: Consumidor Moderno

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