Especial mês do profissional do marketing
No mês do profissional de marketing, a diretora da You Care, Daniela Camarinha conversou com um dos maiores nomes do marketing no Brasil, Romeo Busarello.
Ele falou de sua experiência, sobre o papel do marketing, desafios, carreira e tendências.
Busarello não tem papas na língua e nos ensina a pura realidade da profissão, mas sempre com palavras inspiradoras.
YC: Em sua opinião, qual o papel do marketing para as empresas na atualidade?
Romeo: O papel do marketing não é prever o futuro da empresa, mas sim preparar a empresa para prosperar em um futuro incerto. Como o próprio nome diz: market = Mercado – Ing = em movimento, ou seja marketing é o mercado em movimento. A verdade de hoje pode ser o absurdo do amanhã. Infelizmente no Brasil se confunde marketing com comunicação. Marketing é muito mais que comunicação e promoção de vendas.
YC: Porque em suas aulas para os profissionais de marketing você costuma dizer para que fujam o quanto antes dessa área? Isso é uma provocação em relação aos desafios que terão pela frente?
Romeo: Sim a área de marketing apresenta grandes riscos: o conhecimento não é cumulativo, cada ano que passa você fica com menos conhecimento acumulado a dinâmica das mudanças é muito intensa. Se você me perguntar que atividades e estratégias eu usava há 10 anos na Tecnisa eu não me recordo mais. Muita coisa mudou neste período. Quando eu olho para os meus pares que trabalham comigo na Tecnisa vejo que cada ano que passa eles ficam melhores.
A área de marketing é muito ingrata com a idade. É difícil encontrar CMO com mais de 50 anos ocupando cargos estratégicos. As empresas preferem a explosão e energia da juventude.
A barreira de entrada para trabalhar em marketing é nula, qualquer profissional frustrado com a sua área pode migrar para marketing sem necessidade nenhuma de certificação. Eu não posso ser advogado, engenheiro, psicólogo ou químico eu teria que fazer um curso para me qualificar. Marketing é muito generoso, aceita todo mundo.
YC: Pensando em sua carreira como executivo e professor da área de marketing, quais as principais mudanças que acompanhou e o fizeram se reinventar?
Romeo: Eu resumiria da seguinte forma:
A internet mudou o mundo…
As redes sociais mudaram a internet
O celular vai mudar tudo…
Tudo isto em menos de 20 anos. Mais um motivo para pular fora do MKT (risos)
YC: Quais os grandes temas que fazem parte de sua agenda para este ano?
Romeo:
Realidade Virtual
IOT (internet of things ou Internet das Coisas, em livre tradução)
Impressão 3D
YC: Pensando nas particularidades do setor da saúde, como o marketing poderia trazer benefícios?
Romeo: Tenho acompanhado a evolução das Healthtechs que estão disruptando alguns modelos de negócios, mas ainda acredito na formula do MPC (um montão de pequenas coisas) feitas com consistência e regularidade ao longo do tempo. Funciona e funciona muito bem.
Sobre Romeo Busarello
É Diretor de Marketing e Ambientes Digitais da Construtora TECNISA há 15 anos. Também atua como professor dos cursos de MBA e Pós-Graduação da ESPM, Insper e FIA.
É graduado em Administração de Empresas, pós-graduado em Marketing e mestre em Administração de Empresas.