DaniTalks Episódio #21 – William Malfatti “Marketing vai muito além do próprio marketing”
O Dani Talks entrevista hoje o Especialista William Malfatti, Diretor de Comunicação, Marketing e, Relacionamento com Clientes e Médicos e Relações Institucionais do Grupo Fleury e também Presidente do Comitê Executivo de Marketing Amcham.
Com o tema “Marketing vai muito além do próprio marketing”, a Daniela Camarinha traz a ideia de que todos os profissionais de marketing precisam estar sempre se atualizando.
William sabe dessa importância. Em 2005, iniciou sua caminhada no Fleury como Gerente de Comunicação, mas sabia que tinha que dar ao grupo Fleury a estatura equivalente ao tamanho que ele já tinha na época, muito além do que um pequeno laboratório de análises clínicas. Após estruturar a área, foi convidado a se tornar Diretor, agregando outras áreas, gerando e desenvolvendo empatia com os colaboradores que lidam com a vida e a saúde de seus pacientes.
William buscou muitos cursos ao longo da sua carreira, até para atuar e entender outras áreas e o mundo dos negócios. Oportunidades que surgiram naturalmente, mas de forma surpreendente.
“O marketing, faz parte de uma grande engrenagem. Por natureza, está lá para ajudar a empresa a se organizar do ponto de vista de estratégia e trazer clientes de uma forma simplificada para o seu funil, para que eles se conectem com sua organização. O marketing precisa fazer esse trabalho, mas, ao mesmo tempo, ele precisa estabelecer pactos com todos os envolvidos daquilo que será propagado. É preciso colocar na proposta de marketing aquilo que são os valores e propósitos da organização, pois isso diz o que a empresa é e o espaço que ocupa ou pretende ocupar na sociedade. Isso diz muito sobre qual a essência que a empresa leva para aquele segmento e para os seus clientes. A segunda etapa é fazer bem feito.” – reforça William.
Hoje os clientes cobram o que a empresa promete. A reputação de uma empresa de saúde fala mais alto para seus clientes, eles contam com ela porque compartilham parte de suas vidas nesse cuidado.
William nos deixa um conselho: “O marketing é muito mais do que o marketing, ele precisa fazer parte de um todo. Para você entender a organização como um todo e como o marketing pode ser um elemento relevante dentro do todo e não apenas como uma parte, um departamento e, sim, uma engrenagem.
Indicação de livro: Sapiens – Uma Nova História da Humanidade, de Yuval Noah Harari
Você encontra o William Malfatti com facilidade no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/william-malfatti-7b935b/
Instagram: https://instagram.com/williammalfatti?igshid=YjNmNGQ3MDY=