skip to Main Content

Dani Talk’s #34 – Entrevista com Flávia Helena, com o tema “A força de um time e o poder da rede de conhecimento”

Nesse episódio, Dani conversa com Dra. Flávia Helena, mestre, doutora, pós-doutora em genética e biologia molecular. Tem formação executiva adicional e MBA (FGV, MIT Emeritus, INSEAD e INSPER). É também product manager (Kellogg). Hoje atua como Gerente Sênior de Data, Analytics, Produtos e Qualidade – Torre médica e técnica no Grupo Fleury.

Iniciando esse bate-papo, Dani e Flávia falam da mudança da Sede da Fleury, como um marco não só para a empresa, como para o mercado laboratorial.

Dani traz uma pergunta já de cara, sobre a migração de sua carreira, de pesquisadora para o mercado privado corporativo, como um movimento fundamental para o desenvolvimento das empresas, mas deixando de lado a carreira brilhante de pesquisa. Flávia diz que “foi do Lattes ao LinkedIn”, mas nunca abandonou a carreira, pois assina ainda como Cientista de Gestão. Ir pro setor privado, com metas anuais, recrutamento interno, novas equipes de trabalho, não foi fácil. Ela queria uma carreira, crescer, subir degraus e é visível que ela alcançou todos esses estágios, mas sabe que todos os dias novos desafios surgem e fazem com que a carreira se torne dinâmica e extremamente encantadora.

Sobre experiência do paciente, Dani fala que muitas empresas e pessoas estão defasadas, mas ressalta a atualização da Flávia, e o desemprenho do Grupo Fleury. Flávia enfatiza que está sempre “colocando a ciência à serviço dos pacientes”, combinando isso com a experiência que cada um passa. Ela também ressalta que o amor pela ciência nunca muda, e que coleciona diplomas de muitas atualizações que fez e constantemente faz.

 Dani traz uma provocação sobre a importância de ter passado por uma vivência acadêmica e agora formar talentos, levando em consideração que a nova geração, muitas vezes, não tem esse tempo ou não acreditam tanto no tempo de estudo, de entendimento, de desenvolvimento, para então algo surgir e ser implementado, querendo um resultado muito imediatista, sem se dedicar à um preparo que será muito bem vindo e vivido no futuro, e Flávia acredita que a forma que as pessoas estudam vem mudando, com a nano aprendizagem e a disponibilidade de muitas plataformas de estudo. Teremos que aprender com as pessoas quais os caminhos para estudarem ciência juntos, além de compartilhar conhecimento, sem precisar saber tudo.

“Na dúvida, tu sempre estarás inserido numa rede de conhecimento, alguém vai saber muito daquilo para te apoiar no desenho. As redes de aprendizagem são a chave pra gente sobreviver no mundo atual, porque ninguém detém o conhecimento de todas as esferas, e isso vai limitar a tua capacidade de fazer bons desenhos experimentais. Então se tu souberes criar as redes de aprendizagem e posicionar as pessoas nas suas expertises, provavelmente você terá um desenho menor e você vai conseguir fazer mais rápido (…), mas tem que trabalhar um mecanismo de rede” – diz Flávia.

 E não para por ai. Esse episódio ainda está super recheado de bons insights e boas estratégias para você ouvir e colocar em prática.

Dani finaliza o papo com a seguinte pergunta: “Se amanhã você fizesse parte da capa de uma importante revista do setor, qual seria a sua chamada?”, e Flávia responde de pronto: “O poder da Rede (…) porque eu realmente acredito que time é a resposta para a maior parte dos desafios. Eu acredito muito na metodologia de criar uma equipe, envolver as pessoas (…).”

Você encontra a Flávia Helena no linkedin: https://www.linkedin.com/in/flahelena/

Confira o episodio na íntegra:  https://open.spotify.com/episode/6c51S4jSlgPEOzu3wmbrcN?si=8b9e03504afa495a

Close search
Carrinho
Back To Top
× Fale no WhatsApp!