Dani Talk’s #13 -Entrevista com Marcos Martins, com o tema: Fusão e aquisição: conceitos, práticas e como se preparar
Marcos Martins é sócio e fundador da Consultoria Martins desde 2007. É formado em psicologia, mas nunca atuou na área. Tem pós-graduação em Gestão Empresarial, e já respondeu a áreas muito importantes no NKB, parte do atual Grupo Fleury.
Sua carreira que se iniciou, curiosamente em cinema, como diretor de produção, mas depois voltou sua carreira para a área administrativa. Trabalhou na administração de uma escola, passando pela indústria e depois iniciou sua atuação na área da saúde. Uma carreira bastante diversificada.
Marcos analisa e explica o DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício, um importante instrumento da áreas administrativo-financeira usada para tudo, principalmente para a valorização da empresa, que obedece às leis do Brasil.
Enfatiza que a não contabilização de algumas notas não emitidas traz tantos riscos e tão poucas vantagens que simplesmente não compensa.
Os DREs sinalizam 2 cenários: empresas com perfil de serem adquiridas, e outras que necessitam de um DRE para ver o quão saudáveis estão.
Sobre os laboratórios clínicos, Marcos traz uma visão interessante. O mix de exames é que faz o resultado. Glicose, urina e outros exames dá prejuízo a qualquer laboratório, mas é possível ficar sem realiza-los? Não! Só que outros exames como hormônios compensam esses exames. O que pode ser feito é uma melhor negociação com um fornecedor ou terceirizar esse serviço.
Já os exames automatizados, os de bioquímica, não compensam terceirizar, pois a diferença entre o apoio e o que eu gasto dentro de casa é muito pequena. Para a microbiologia é mais delicado ainda. Ela é muito detalhista e exige um tempo maior para chegar a um resultaso, e a terceirização, nesse caso, é delicado mexer.
Marcos deixa uma dica valiosa: “Uma das maneiras de melhorar as condições de uma empresa para ser vendida é diversificar suas fontes de receita”.
Alguém que pensa em um dia participar de um processo de aquisições e fusões deve ter um procedimento adequado para guardar e ter a documentação em dia.
Siga os perfis nas redes sociais: Daniela Camarinha: https://www.instagram.com/danicamarinha/
Ficou curioso sobre esse importante tema? Clique aqui e ouça!