Dani Talk’s #08 – De especialista a empreendedor – O importante papel do médico
Nesse episódio a Daniela e a Dra. Cristina Khawali abordam o assunto de especialista a empreendedor – O importante papel do médico
Afinal, como você administra o seu tempo entre as atividades como médica e gestora?
Khawali, fala que iniciou sua carreira como medica especialista – cuidando da carreira para que sempre estivesse atualizada e aplicando as melhores práticas na clínica, mas que depois o destino a levou para área de medicina diagnostica e lá, a mesma acabou se interessando pela área de processos, operação e entrou na área de gestão.
Tanto pacientes quanto médicos, já são 25 anos.
Sobre a gestão do tempo, Cristina comenta que tem que ter muita disciplina e muita organização. Todas as minhas atividades são listadas pelo menos com uma semana de antecedência, para conciliar com o papel de auditora também. Então uma agenda bem organizada com foco ajuda todo o processo de entregar que se programou a entrar no dia/ semana. Khawali, complementa falando que reserva sempre um tempo para ler e se atualizar.
Camarinha, comenta que ao ler o roteiro do podcast – ela lembrou de um curso que ela fez em Cliveland Clinic – Sansom, um dos instrutores falou assim: “que o importante na vida do gestor medico, é que exista método”. E você Cristina traz muito isso.
E quando ele trazia essa questão ele falada 4 palavras:
1º você tem que enxergar o que tem na sua frente – suas obrigações e assim por diante;
2º pensar no sentido de organizar tudo isso;
3º fazer;
4º Cuidar – ele sempre coloca o “care” nas falas dele. E a Cristina aborta todo esse cuidado com seus compromissos, clientes e médicos.
Cristina comenta que o curso de medicina em si já é um método, tem que ter disciplina, exatamente esses 4 pontos que a Daniela trouxe é o que realmente temos que usar.
Cristina comenta que sempre gostou de estudar e a oportunidade em entrar na área de gestão e conhecer novas áreas e algo enriquecedor.
Cristina fala sobre os desafios na área – e comenta que o profissional dentro da sua formação tiver comprometimento em estudar aprender e se aperfeiçoar – não só no ponto de vista medico, pois isso também mudou – antes nos adquiríamos um conhecimento teórico muito grande para depois a gente ir para pratica. Hoje isso está diferente, então se essa dedicação teórica ser aplicada simultaneamente – ele com certeza consegue adquirir maturidade, conhecimento e experiência no intervalo de tempo muito mais rápido. E com certeza terão melhores resultados nos empreendimentos e investimos que venham a fazer dentro da sua área, carreira e especialidade.
Dani fala que nos cursos de pós-graduação que ela ministra para pessoas da área da saúde e não tem essa formação administrativa, ela gosta de citar que nem sempre o que a gente vende é o que a gente compra. Justamente para evidenciar aquilo que é intangível e que muitas vezes nos temos que se colocar no lugar do cliente (empatia), e enxergar a jornada que ele passa pelos olhos dele e não pelo nosso. E complementa falando que a Dra Cristina tem uma experiência muito grande na área de atendimento.
Com a pandemia e a transformação digital se acelerando, essa jornada mudou muito. Como gerir um time ou se adaptar a essa mudança da jornada que setores você acabou envolvendo mais, quem participou dessas mudanças, como você conseguiu engajar o time?
Khawali comenta que o nível de exigência dela foi sempre muito alto e que as vezes era prejudicada por que a transformação digital não estava acontecendo na velocidade que ela estava acontecendo nesse período de pandemia.
O primeiro ponto é esse, você já ter como principal conceito que o cliente é seu foco e claro, e extremamente relevante que você entregue aquilo que ele tem expectativa receber. Que nada mais é que a definição de qualidade.
Cristina também fala sobre a importância da acreditação, livro que inspirou durante esses anos e muito mais…
Ficou curioso em como termina esse bate-papo sobre O importante papel do médico?