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Dani Talk’s #07 – Podcast growth marketing com marcelo fazolato Asty

Nesse episódio a Daniela e Marcelo Asty abordam o assunto Growth Marketing 

 

Chegamos ao sétimo episódio do podcast, é um imenso prazer que hoje vamos falar sobre esse assunto que está em alta. Daniela fez o curso na ESPM com o Marcelo e ela começa o bate papo perguntando o que mudou no marketing nesses últimos 2 anos? Falando também um pouco sobre a Casa do Saber. 

 

Asty comenta que foi um prazer tê-la como aluna, uma pessoa que participa e foi muito legal.  Ele cita que nos últimos 10 anos, onde a maior parte de orçamento em publicidade e propagando de pequeno e médias empresas, saem dos veículos mais tradicionais e passa a ir para os veículos considerados “self service “ digitais como: Facebook, Google etc.… quando o orçamento sai dos lugares mais tradicionais, onde a negociação e muito baseada em relacionamento, em conhecer o vendedor e passa para um veículo onde eu tenho uma plataforma e essa plataforma me enche de dados sobre o desempenho do meu anuncio, desempenho da minha campanha, muda um pouco a lógica do departamento de marketing, como um departamento que é o gerador de ideias, o departamento criativo, o marketing passa a ser um departamento tem muita informação na mão.  

 

E com essa informação ela transforma o gestor de marketing tradicional hoje em dia em um administrador no estrito censo da coisa, uma pessoa que tem gestão e tem controle sobre os números e os fluxos que estão relacionado a área, mas também coloca sobre a verba um certo rigor que no mercado de pequenas e medias empresas, temos que transformar em empresas que cada vez mais tenha controles das métricas relacionadas ao investimento.  

Na visão do Marcelo marketing passa a ser uma área mais relacionada a geração de demanda direta e deixa de ser um pouco aquela área que vai resolver um problema de uma forma criativa apenas.  

 

Daniela comenta que o Marcelo é o professor mais jovem da ESPM. E fala também que na You Care no começo da pandemia ela teve que contratar uma equipe de digital para ajudar seus clientes da área da saúde a implementar as estratégias do digital. Nós tivemos vários desafios por isso procurei seu curso, para conversar melhor com meu time e entender todas as necessidades. E o que eu tenho reparado que muitas vezes eles vêm com uma ideia que outras empresas tomaram e prometem muitas coisas. Com isso eu tomo muito cuidado em prometer as coisas para meu cliente, e mais ou menos “efeito cinderela” querem tudo urgente. Eu acredito que no digital é assim tem que ter a verba de aprendizado e o efeito vai vir ao longo do tempo.  

 

Asty, concorda e comenta sobre esse efeito, pois dá a impressão na gestão de trafego que você vai apertar um botão e tudo vai acontecer e obviamente vem mais do que isso. Ele dá um exemplo que no primeiro mês da Casa do Saber, o investimento foi de R$ 1.500 e fazem 12 meses agora e esse investimento trouxe alguns dados que me chamaram a atenção e me fizeram resolver a parte de pagamento, pois muitos estavam inválidos.  

Temos que analisar e resolver a cada mês e isso. É um passo de cada vez, como vimos em semiótica na faculdade.  

Não vamos conseguir medir a efetividade de algo em menos de 3 meses, precisamos testar, page, meio de pagamento, trocar campanha e etc. temos que ter humildade não adianta sermos muito bom e campanha, ADS… precisamos construir ao longo prazo no digital.  

 

Daniela pergunta sobre qual livro mudou e/ou impactou a vida do Marcelo nos últimos tempos? 

Marcelo responde que o livro “Os primeiros 90 dias: Estratégias de sucesso para novos líderes” – vale muito a leitura.  

 

Ficou curioso em como termina esse bate-papo sobre Growth Marketing 

 

Clique aqui e ouça!

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