Comentário Radar Saúde News – Os 05 erros mais comuns cometidos por Líderes Executivos
Costumamos pensar que a maior qualidade de um líder de sucesso é o carisma. Afinal de contas, é o que nos contam os filmes, os livros e mesmo a nossa própria experiência. Segundo essas fontes, para liderar é preciso ter um “não sei quê”, uma força a mais, um encanto que parece um dom.
Contrariando o senso comum, mas sem menosprezar a importância do carisma, nosso interlocutor ressalta que, conforme já demonstrado por diversas pesquisas, são os bons hábitos que determinam o sucesso de uma liderança.
Felizmente, essa constatação contribui para a democratização da arte de ser um bom gestor, afinal, diferentemente de um dom, comportamentos podem ser aprendidos.
Para ajudar líderes a desenvolverem esses hábitos de forma mais eficiente, a especialista elenca cinco erros comportamentais que podem atrapalhar sua carreira executiva, assim como recomenda o que fazer para evitá-los.
Tome nota! Essas dicas se aplicam também a empreendedores:
1) Estabelecer muitas prioridades
Estabelecer muitas prioridades confunde e dispersa o time, o que contribui para o mau desempenho dos colaboradores e consequentemente da corporação. Um bom líder deve manter o foco e as metas, muito claras e tangíveis: O ideal é estabelecer de 03 a 05 prioridades ao ano”.
2) Ser centralizador
Ter a necessidade em participar de tudo que precisa ser decidido a todo momento é um dos grandes empecilhos para uma boa liderança. Tal erro está relacionado justamente ao item anterior, porque querer “abraçar o mundo” decorre justamente do fato de não saber escolher suas prioridades. “Toda energia que um líder investe em algo que não tem tanta importância tira daquilo que realmente importa”, afirma. Assim, Marcon recomenda que o líder forme um bom time e aprenda a delegar. “O primeiro desafio na liderança é perceber que, por melhor que você seja, você não faz nada grandioso sozinho. Liderar é alcançar resultados por meio das pessoas”, salienta.
3) Não dar espaço a pessoas questionadoras
Questionar os pontos de vista do líder exige coragem e paixão, duas qualidades que devem ser apreciadas em qualquer profissional. Desse modo, um líder que almeja ser bem-sucedido deve abrir espaço para novas ideias vindas de qualquer patamar hierárquico. Todo mundo tem algo a acrescentar e também a aprender. Em times de alta performance, o espaço de fala é estimulado e compartilhado.
4) Demorar muito para decidir sobre contratações “ruins”
O ideal é ter processos consistentes que minimizem os erros nas contratações de colaboradores. Mas, muitas vezes, a avaliação é equivocada. Nessas ocasiões o gestor deve tomar a decisão, por mais difícil que seja, o quanto antes. Se um líder já tiver evidências de que um integrante do seu time não se encaixa no perfil da empresa, não pode deixar a situação piorar para definir pelo desligamento.
5) Usar o passado como inspiração estratégica
O passado deve ser lugar de referência e não de permanência. Um líder pode utilizar o passado como aprendizado, mas sem ficar preso a conquistas passadas. Manter o que está funcionando, mas sempre com a mente aberta e flexível para as novidades.
O que foi realizado enriquece a sua história, o que está fazendo agora, te destaca!
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Escrito por Aline Velame