Comentário Radar Saúde News – O marketing de influência atualmente
Atualmente, vivemos na era do marketing 5.0, no qual empresas continuam realizando campanhas com o marketing tradicional. Porém, elas passam a focar a sua força no marketing digital e nas mídias sociais. O que acarretou em uma mudança no impacto dos influenciadores na decisão de compra.
As redes sociais e os sites de compartilhamento de vídeos dominaram o mercado e atraem cada vez mais usuários. O YouTube e o Instagram, por exemplo, deram a oportunidade para que pessoas compartilhassem as suas ideias e opiniões online, atraindo um vasto público interessado e que compartilhavam dos mesmos interesses. Com isso, a atenção dos consumidores ficou ainda mais disputada. Esse foi o ponto de virada do marketing de influência.
Os influenciadores digitais começaram a se destacar, atraindo cada vez mais seguidores. Como eles compartilham o seu dia a dia, as pessoas tendem a sentir uma proximidade com o influenciador. E, com isso, a opinião dos creators sobre um determinado produto ou serviço se tornou valiosa.
O impacto dos influenciadores na decisão de compra
Como vimos, o marketing de influência é uma tática que vem de muito tempo. Antes mesmo do surgimento da internet. E em cada época ele foi feito com uma estratégia diferente. Mas, mesmo com essas diferenças, percebe-se que ele sempre trabalhou algo importante em comum: a confiança humana.
Cerca de 43% da população já adquiriu produtos ou serviços influenciados por um criador de conteúdo, ocupando a primeira posição do ranking, que é seguido por China (34%), Índia (33%), Itália (21%), Coréia do Sul (20%), Rússia (18%), Estados Unidos (17%), Alemanha (15%), Reino Unido (15%) e França (12%). O estudo argumenta que a China se encontra na segunda posição pelos seus avanços em social e live commerce.
O relatório ainda lembra que o Brasil tem uma das menores rendas per capita em comparação com os demais países que integram o ranking, mas é um dos maiores usuários da internet. São 150 milhões que usam redes sociais, cerca de 70% da população, que gastam, em média, mais de três horas diárias nas plataformas, consolidando-o no terceiro País que mais usa redes sociais, depois da Filipinas e Colômbia.
Das redes sociais mais utilizadas estão YouTube, WhatsApp (segundo país que mais usa o app), Facebook (quarto país com mais usuários na plataforma), Instagram (terceiro país com mais usuários na plataforma) e Twitter.
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