“Benchmarking Descomplicado: como, quando e o que Evitar”
O benchmarking é uma prática de gestão que vem sendo praticada há anos para o aprimoramento empresarial. Se bem utilizada, ela traz um aprendizado rápido e tangível sobre temas importantes que já foram discutidos e/ou implementados por outras empresas. Faz parte dessa prática, uma análise sistemática e constante sobre processos de empresas de referência que deram muito certo e muito errado também. É necessário discernimento ao avaliar sua aplicabilidade.
Para utilizar de forma eficaz, é fundamental:
– Definir claramente objetivos e métricas específicas;
– Identificar as empresas líderes que estejam aptas a trocar experiências;
– Alinhar acordo de troca mútua de informação;
– Avaliar outros setores, além do sua atividade principal;
– Usar as informações com responsabilidade;
– Adaptar os achados de maneira inteligente.
Importante evitar:
– Cópia cega.
Não subestime o poder das próprias conquistas e o trabalho da equipe. O benchmarking não pode ser visto como uma ferramenta de punição, mas sim como um guia para o aprendizado contínuo. Investir no pelo entendimento e aplicação inteligente dos achados, considerando sempre o contexto único da sua organização.
– Competição desenfreada.
Em vez disso, focar na adaptação das melhores práticas à realidade única da sua organização. Nem tudo pode ser enquadrado como benchmarking.
Na You Care recomendamos essa prática e a incorporamos sempre que necessário em nossos projetos de assessoria para o acompanhamento na implantação do plano de ação. Sempre com o consentimento entre as empresas e com a cautela necessária. Nosso enfoque é trazer insumos para a transformação, afastando-se de qualquer intenção de punir pessoas ou menosprezar processos. O objetivo é promover a melhoria constante, valorizando as conquistas internas e respeitando o esforço da equipe.
Por Daniela Camarinha