5 dicas para construir conexões profissionais com as mídias sociais
Entenda como é possível melhorar a marca pessoal e impulsionar os rumos da carreira Já passou da hora de encarar, os empregadores e possíveis parceiros de negócios estão online.
Pode parecer chato e até desnecessário agir com cautela durante atividades online, mas, definitivamente, não é.
Pode parecer chato e até desnecessário agir com cautela durante atividades online, mas, definitivamente, não é.
Assim como funcionam para os negócios, as redes sociais funcionam também para profissionais. E quem domina a ferramenta, a utiliza para destacar-se no mercado. Para ajudar nesta missão, a Especialista em Marketing e Comunicação Thaise Saeter, separou cinco dicas para o uso das redes sociais que podem melhorar a marca pessoal e trazer resultados positivos para a carreira.
1. Mantenha o seu perfil profissional
As linhas entre pessoal e profissional ficam cada vez mais turvas, e em nenhum lugar isso é mais evidente do que nas mídias sociais. Não espere que seu chefe ou seu colega de trabalho vá compreender que os seus xingamentos à religião ou linha partidária diferente das dele se restringe à sua vida pessoal e nada mais. Por essa razão, a dica é utilize o tempo que dedica à redes sociais para demonstrar interesse pelas áreas que você tem o objetivo de atuar e se destacar profissionalmente.
2. Engajamento
Ter milhares de seguidores no Twitter é uma coisa, ter uma influência significativa sobre eles é outra. É melhor ter uma pequena lista de seguidores, mas que sejam realmente envolvidos com os seus assuntos e suas postagens, do que milhares inertes. Além disso, busque contactar-se com profissionais que admira e que inspiram a sua carreira, não espere que essas pessoas cheguem até a você. Saia do espiral do mimimi das redes sociais, em que as pessoas apenas se envolvem para reclamar e lamentar. Lembre-se: você tem objetivos bem definidos.
3. Escolha a plataforma mais adequada para o conteúdo que deseja compartilhar
Conhecer seu público ou o público que quer impactar positivamente é um passo importante para ter sucesso com a mídia social. Algumas plataformas se ajustam melhor para determinados conteúdos do que outras. Melhor do que estar presente em todas, é aproveitar o que cada rede tem de melhor.
4. Mostre o seu potencial
Se quer ter sucesso, é hora de parar de ter vergonha de dizer no que você é realmente bom. Compartilhe seus interesses, experiências e habilidades e não espere que os outros comecem a reconhecer o que você faz para que você comece a valorizar isso. As ferramentas estão aí, mostre aquilo que te inspira e pode inspirar mais pessoas a conhecerem o que você faz.
5. A sua marca é você quem constrói e se baseia naquilo que compartilha
“Quando utilizada corretamente, a mídia social pode ajudar a aproximar pessoas e inclusive a destacar profissionais brilhantes. No entanto, quando não é usada com consciência, pode causar danos em diversos setores, pessoais e profissionais”, destaca Thaise Saeter. O que você expõe publicamente é o que ajuda a construir a sua imagem na cabeça de outras pessoas. Evite dar margem para erros de interpretação, se o seu objetivo é encontrar um novo emprego ou crescer profissionalmente, foque no seu objetivo e promova interações que sejam relacionados com este objetivo.
Fonte: Consumidor Moderno
1. Mantenha o seu perfil profissional
As linhas entre pessoal e profissional ficam cada vez mais turvas, e em nenhum lugar isso é mais evidente do que nas mídias sociais. Não espere que seu chefe ou seu colega de trabalho vá compreender que os seus xingamentos à religião ou linha partidária diferente das dele se restringe à sua vida pessoal e nada mais. Por essa razão, a dica é utilize o tempo que dedica à redes sociais para demonstrar interesse pelas áreas que você tem o objetivo de atuar e se destacar profissionalmente.
2. Engajamento
Ter milhares de seguidores no Twitter é uma coisa, ter uma influência significativa sobre eles é outra. É melhor ter uma pequena lista de seguidores, mas que sejam realmente envolvidos com os seus assuntos e suas postagens, do que milhares inertes. Além disso, busque contactar-se com profissionais que admira e que inspiram a sua carreira, não espere que essas pessoas cheguem até a você. Saia do espiral do mimimi das redes sociais, em que as pessoas apenas se envolvem para reclamar e lamentar. Lembre-se: você tem objetivos bem definidos.
3. Escolha a plataforma mais adequada para o conteúdo que deseja compartilhar
Conhecer seu público ou o público que quer impactar positivamente é um passo importante para ter sucesso com a mídia social. Algumas plataformas se ajustam melhor para determinados conteúdos do que outras. Melhor do que estar presente em todas, é aproveitar o que cada rede tem de melhor.
4. Mostre o seu potencial
Se quer ter sucesso, é hora de parar de ter vergonha de dizer no que você é realmente bom. Compartilhe seus interesses, experiências e habilidades e não espere que os outros comecem a reconhecer o que você faz para que você comece a valorizar isso. As ferramentas estão aí, mostre aquilo que te inspira e pode inspirar mais pessoas a conhecerem o que você faz.
5. A sua marca é você quem constrói e se baseia naquilo que compartilha
“Quando utilizada corretamente, a mídia social pode ajudar a aproximar pessoas e inclusive a destacar profissionais brilhantes. No entanto, quando não é usada com consciência, pode causar danos em diversos setores, pessoais e profissionais”, destaca Thaise Saeter. O que você expõe publicamente é o que ajuda a construir a sua imagem na cabeça de outras pessoas. Evite dar margem para erros de interpretação, se o seu objetivo é encontrar um novo emprego ou crescer profissionalmente, foque no seu objetivo e promova interações que sejam relacionados com este objetivo.
Fonte: Consumidor Moderno