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Qual a proposta de valor da sua empresa?

Por Daniela Camarinha
Na área da saúde, temos o desafio de atender diversos públicos ao mesmo tempo. Cada um com suas necessidades e expectativas que, se bem amparadas dentro das diferentes ofertas de produtos e serviços da empresa, resultam em um melhor entendimento e consequente venda. A proposta de valor tem um papel fundamental não apenas por facilitar a escolha dos diferentes públicos por determinada marca como também aproximar aqueles que possuem características mais semelhantes. É por meio dela que as empresas conseguem demonstrar o porquê de serem únicas, do propósito de sua existência. Pense em um sapato, por mais opções existentes, a chance de repetirmos uma compra de uma marca, que se encaixa melhor é grande. E isso só é possível quando a empresa veste o sapato do cliente antes. Para isso:

“Ame os clientes primeiro, antes de fazê-los amar sua empresa”.

A construção da proposta de valor – passo a passo:
A construção da proposta de valor é vista como um método de replicar os reais benefícios dos produtos e serviços que a empresa disponibiliza no mercado que se traduz em uma frase compacta e marcante. O seu desenvolvimento pede respostas apropriadas para as perguntas abaixo:

  • O que a empresa significa?
  • O que a empresa faz?
  • Como faz?
  • Por que faz?
  • Por quê devo me importar com ela?

Ao final, é possível descrevê-la conforme a orientação abaixo. É fundamental compreender que é recomendada uma proposta de valor para cada tipo de público e que em conjunto sejam somadas às iniciativas relacionadas à análise da concorrência, pesquisas, dados internos do sistema etc.
Modelo:
“Para o público __________________, a empresa ___________________ desenvolveu ______________
__________,________________________, __________________que resulta em ________________________,
___________________________________, _________________________________.
      Exemplo:
“Para os laboratórios de análises clínicas, a You Care desenvolveu uma metodologia de planejamento comercial e de marketing que resulta no orçamento da receita da empresa em diferentes cenários, no desenvolvimento da proposta de valor e no plano de ação comercial e de marketing com base no envolvimento dos stakeholders para ampliação de valor para os clientes finais”.
Enfim, toda proposta de valor depende da empatia existente entre a empresa e o cliente (nível de abertura), da capacidade de colaboração entre o cliente, a empresa e outros envolvidos (co-criação) e da experimentação, ou seja, tudo o que é novo depende da habilidade da empresa em construir rapidamente um protótipo. É dito que antes de investir tempo, esforço e recurso financeiro vale a pena desenhar o protótipo, mesmo que seja simples e barato (sem grandes detalhamentos e investimentos).
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Agora, mãos à obra. Comece hoje mesmo a desenhar a proposta de valor da empresa e facilite o entendimento de todos os públicos a respeito do real valor que tem a oferecer.
Fonte: LAES&HAES | Ed. 212 | 2014
 

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