relacionamento@youcare.com.br
Newsletter
Inscreva-se para Cadastros do Site
* = campo obrigatório

powered by MailChimp!
Blog

1 Dez, 2017

OPINIÃO DE ESPECIALISTA: FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO NA GESTÃO COM FOCO EM PESSOAS.

LEITURA DE 5 MINUTOS
employee of the Month (6)

Para entregar informação de relevância, uma das prioridades da YouCare é participar e acompanhar discussões, eventos, notícias e tendências.

O tema PESSOAS tem sido cada vez mais estudado e trabalhado pela consultoria, pois para uma empresa alcançar seus melhores resultados é fundamental preparar, envolver e engajar sua equipe.
Para falar sobre este tema, a YouCare convidou a especialista, Elaine Santos, profissional com experiência consolidada na liderança de RH, com mais de 20 anos de carreira em empresas nos segmentos financeiro, indústria automotiva, química e saúde. Recentemente a Elaine participou de uma mesa redonda com a Daniela Camarinha no congresso da SBPC.

Aqui ela nos explica sobre a influência das pessoas no resultado da empresa e de que maneira podemos engaja-las:

YC: Muito se tem falado hoje na importância das pessoas sobre o resultado de uma organização. Na sua opinião qual é a contribuição mais relevante?

Elaine Santos: Olhando para o futuro da nossa tecnologia, como cada vez mais a preocupação com processos de ponta, equipamentos e processos com muita qualidade, principalmente na área da saúde tende a cada vez mais serem comoditties. O diferencial virá no atendimento, na relação com o paciente e precisaremos trabalhar os colaboradores para que possam transmitir este diferencial ao cliente. Para isto ele tem que vivenciar este experiência enquanto colaborador e acreditar no projeto em que ele está inserido. Não pode ser somente mais um emprego. Tem que ter paixão em todos os níveis.

YC: Quais são as principais prioridades de uma gestão focada nas pessoas?

Elaine Santos: Embora o comportamento humano seja complexo e tenhamos uma infinidade de caminhos e conceitos para trabalharmos, gosto de pensar que primeiro temos que fazer a conexão com o negócio da organização, entender o seu valor, como ela quer gerar receita e rentabilidade e a partir deste foco, olhar para as pessoas e definir:
1.Prioridades na área
2.Contratar bem e Capacitar as pessoas
3.Definir metas, desafios e projetos
4.Colocar Pessoas certas e motivadas no lugar certo
5.Monitoramento através de indicadores relacionados ao negócio.( ex: NPS, rentabilidade da Unidade; No. Exames por colaborador, etc)

YC: Durante o Congresso da SBPC, você esteve no workshop organizado pela YouCare e Formato Clínico, onde foi lançado um novo produto da YouCare, chamado MURAL DE VALORES, que tem como objetivo tangibilizar os valores de uma organização em ilustrações criativas, expostas em um ambiente de acesso comum dos colaboradores. Esteve também na mesa redonda, onde falou sobre a importância em identificar a cultura e os valores em uma organização e compartilhar com todos. Por que isto é tão fundamental?

Elaine: Tangibilizar os valores de uma organização é um desafio, contudo é um grande aliado da conscientização e entendimento dos colaboradores sobre seus princípios e o que precisa ser praticado por todos que dela fazem parte. Mas tão ou mais importante do que o visível aos olhos é o intangível. Está no jeito de ser, na cultura, nas crenças, e principalmente nos valores postos em prática e compartilhados através de processos alinhados com esta cultura desejada. É poderoso e norteia a empresa e sua visão de futuro. Uma organização que presta serviços na área da saúde só atinge a excelência quando seus profissionais oferecem o máximo de seu potencial.

Sobre Elaine Santos
Consultora com forte atuação na definição de estratégias amplas de RH e no gerenciamento de diversos projetos nos diferentes subsistemas de Recursos Humanos, sempre alinhado com as necessidades do negócio. Condução de programas de alinhamento de Cultura Organizacional junto a Conselhos de Empresa, trabalhando nas definições estratégicas e ações de engajamento da nova abordagem para todos os líderes da organização.
No Citibank foi membro do Comitê Executivo de Remuneração, Diretora da Entidade de Previdência Privada – Citiprevi e também atuou como membro do Comitê Executivo Liderança Feminina, sendo representante do Brasil no encontro global promovido pelo Citi e a Universidade de Chigago para discussão sobre o tema com executivas de diferentes países.

DESIGN

  • 1 Dez, 2017
  • 1 Tags
  • 0 Comentários

CATEGORIAS Sem categoria

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *