skip to Main Content

Microsoft testará drones para prever epidemias

A Microsoft lançou o “Projeto Premonição”, que irá utilizar drones aliados a outras tecnologias para combater preventivamente surtos de epidemias e evitar que cientistas descubram se um surto está acontecendo quando as pessoas já estiverem doentes. Com informações da Exame.
 
O programa funcionará com drones capturando mosquitos de várias espécies e, em seguida, cientistas irão analisar se os insetos transportam vírus ou micróbios em seus sistemas. Além disso, os cientistas irão sequenciar os vírus conhecidos com qualquer nova ameaça.
 
Douglas Norris, professor de microbiologia molecular e imunologia na Universidade Johns Hopkins, além de um dos cientistas envolvidos no projeto, afirmou em um artigo no blog da Microsoft que a capacidade de prever uma epidemia poderá ser enorme.
 
A Microsoft espera ainda que, eventualmente, um sistema global de drones ajude a combater doenças tropicais. Os drones irão voar dentro e fora de áreas remotas de forma semiautônoma, sem precisar ser comandados no solo constantemente.
 
Em março, pesquisadores do “Projeto Premonição” viajaram para Granada, na Espanha, para testar se um drone seria capaz de capturar e transportar mosquitos. Conforme o artigo, os cientistas acreditam que os drones poderão ser utilizados em larga escala nos próximos cinco anos. 
 
Clique aqui e assista ao vídeo que explica como funciona o projeto (em inglês).

 
Fonte: Diagnósticoweb

Close search
Carrinho
Back To Top
× Fale no WhatsApp!